
-
Arquitetos: Edge Architects
- Área: 748 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Yang Chen

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto está situado na cidade de Wanning, China. Sendo a comunidade mais próxima da Baía Riyue, ela serve como o centro diário para os entusiastas do surfe. O cliente, um clube de surfe com longa tradição na Baía Riyue, imagina este espaço para integrar atividades recreativas, esportivas, opções de alimentação e acomodações.


1. O volume se estende horizontalmente em paralelo ao terreno, apresentando uma estrutura de aço pintada de cinza escuro. Os espaços funcionais são revestidos com painéis de policarbonato transparente em suas fachadas. Sua forma evoca um surfista deitado em uma prancha deslizando sobre uma onda.


2. O volume adota um layout em cluster para integrar múltiplas funções, combinando fachadas comerciais com áreas residenciais. A praça frontal está recuada da rua, formando uma área esportiva e uma praça aberta. Uma incisão em forma de "V" através da estrutura conecta a praça ao volume. Dada a intensa luz solar e o calor durante todo o ano na Baía Riyue, o espaço de transição em forma de "V", sombreado pelo toldo, oferece áreas externas confortáveis. O fluxo espacial vai da praça aberta → zona sombreada do toldo → bosque posterior, com transições visuais do dinâmico para o tranquilo, conectando os usuários à natureza de forma harmoniosa.


3. A seção posterior abriga os quartos agrupados em torno de um pátio central, conectados à estrutura principal por varandas. Os quartos são orientados em direção ao bosque, apresentando um sistema de janelas horizontalmente dividido: as seções superior e inferior possuem painéis translúcidos para luz difusa, enquanto a faixa central emoldura a paisagem do bosque. Quartos selecionados incorporam claraboias, criando um jogo de luz e sombra durante horas específicas.



4. A configuração em cluster e o revestimento transparente das fachadas visam minimizar a massa visual do volume, adotando uma postura recessiva em diálogo com a comunidade, o mar, as montanhas distantes e as florestas adjacentes. Toldos translúcidos coloridos e ondulados – suas formas insinuando o movimento do vento – deixam rastros cromáticos quando iluminados pela luz do sol.

Desde 2023, a Baía Riyue e a comunidade de Tianxin têm testemunhado um desenvolvimento caótico marcado por construções desordenadas, práticas não regulamentadas de celebridades da internet e instrutores de surfe. Este projeto se esforça para preservar o ritmo despretensioso dos surfistas – sua ardente paixão e reverência pela natureza – em meio a essa transformação frenética.
































