
-
Arquitetos: Studio Tngtetshiu
- Ano: 2024
-
Fotografias:Studio Millspace

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma igreja de tijolos vermelhos com 60 anos de idade está localizada ao lado do projeto, um espaço que foi renovado por nós há um ano e recebeu o nome de "Igreja da Igreja". A missão era construir um novo complexo com uma residência, um armazém e um parquinho ao lado dela. Cada parte é independente em sua função, mas todas estão reunidas sob uma condição ocasional. Nossa intenção é evitar interferências de diferentes funções, mas manter certas conexões.





O sistema geral da edificação é formado por um espaço intermediário que ainda precisa ser definido, correspondente à abertura do eixo central da antiga igreja adjacente. Uma estrutura de aço foi aplicada ao novo volume, criando um contraste entre a leveza do aço e o peso do tijolo, característica da igreja de 60 anos de idade. A estética da edificação evoca as casas rurais revestidas com chapas metálicas, típicas do campo. O projeto se configura como um volume único, com dois conjuntos de telhados de duas águas, além de dois volumes independentes, cada um com seu próprio telhado. Desde sua concepção, a edificação abraça a complexidade e a contradição, simultaneamente funcionando como um armazém e uma residência, mesclando funções e formas de maneira harmônica e inovadora.









Os sistemas estruturais e as linguagens arquitetônicas, embora relacionados, apresentam características distintas nos dois volumes. Os fragmentos arquitetônicos resgatam as articulações dos elementos presentes na "Igreja da Igreja", criando uma continuidade sutil entre as diferentes partes da edificação. As aberturas, com alturas e escalas variadas, estabelecem uma conexão fluida entre o interior e o exterior, preservando a privacidade dos espaços internos, ao mesmo tempo em que ampliam a percepção do ambiente exterior, criando uma sensação de abertura e integração.

