
-
Arquitetos: norari works
- Área: 122 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Yosuke Ohtake

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta edificação é a residência de um casal com seus 50 anos, que vive em Tóquio com suas duas filhas — uma inserida no mercado de trabalho e a outra na universidade. Embora concebida para ser usada pelo casal ao longo do ano, a casa também funciona como uma segunda residência e como um espaço de trabalho remoto. Sua arquitetura foi pensada com ênfase na flexibilidade, permitindo diferentes formas de ocupação ao longo do tempo: a avó octogenária pode morar com o casal; um primo pode visitar com seus filhos; amigos que também possuem casas de veraneio em Karuizawa podem ser convidados; e, eventualmente, a casa poderá ser transmitida a uma das filhas. Mais do que uma simples moradia, o local foi projetado com dinamicidade, capaz de acolher diferentes configurações familiares e modos de vida ao longo das gerações.

Esta casa está situada no distrito de Sengataki, na cidade de Karuizawa, Japão, localizada em um terreno suavemente inclinado aos pés do Monte Asama, coberto por uma vegetação exuberante da primavera ao outono. Embora a casa ofereça uma vista privilegiada para um vale com riacho corrente e uma floresta exuberante, o ambiente natural pode se tornar rigoroso no inverno, quando as temperaturas chegam a cair abaixo dos -10 °C.


A planta derivou da área necessária para os estilos de vida desejados pelos proprietários e foi calculada levando em consideração a preservação das árvores no local e a provisão de acesso à promenade existente, com a premissa de atender às restrições impostas nas "Diretrizes de Medidas de Conservação da Natureza" da cidade de Karuizawa (recuos de 3 metros dos terrenos adjacentes e 5 metros da estrada, altura do edifício restrita a duas vezes a distância até o limite do terreno adjacente, restrições de altura do edifício até 10 metros e projeção de beirais de 50cm ou mais).


Com uma sala de jantar aberta localizada no centro, tendo um pé-direito duplo e aberturas para trazer luz solar para a edificação, organizamos ambientes únicos, como uma sala de estar que oferece vista e acesso ao riacho, um quarto projetado para acessibilidade, um quarto com vista para o terreno inclinado e um quarto com alta privacidade, e criamos vários espaços próprios.

O "Espaço Pallet" no segundo andar pode ser usado para uma variedade de propósitos, como uma segunda sala de estar, um escritório satélite, um quarto de hóspedes, um corredor, um depósito e um vestiário. As aberturas e a altura dupla do pé-direito criaram um espaço conectado ao primeiro nível, onde é possível desfrutar de uma vista desobstruída do ambiente natural externo.


A casa foi projetada para permitir a circulação de ar fresco sem variações bruscas de temperatura, por meio de uma combinação eficiente entre isolamento térmico na fundação, sistemas de troca total de calor sob o piso e unidades individuais de ventilação com recuperação de calor nos quartos. Na sala de estar, uma lareira proporciona não apenas aquecimento eficiente, mas também o aconchego do crepitar do fogo — permitindo que se aprecie, com conforto, a paisagem nevada do inverno através das amplas janelas.
