
-
Arquitetos: tombow architects
- Área: 109 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Norihito Yamauchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto de renovação de uma casa de 45 anos situada em um terreno inclinado nas Colinas de Tama, Japão. Esta renovação maximizará o apelo espacial do volume existente sem alterar a forma e o layout geral da edificação. O volume será desenvolvido para fornecer espaço de estar para uma família de quatro pessoas e o estúdio do designer.


Antes da renovação, a planta da edificação já apresentava uma organização semelhante, com cada cômodo mantendo uma relação individual com a vista voltada para o sul e para o pátio. A proposta, portanto, foi redesenhar os limites espaciais e redefinir a casa como um todo, preservando a disposição e a forma original dos ambientes.



Primeiro, para aproveitar ao máximo a forma em "U" do volume existente, as divisórias entre a sala de estar, a sala de jantar e o corredor foram reposicionadas para permitir que a vista, a luz e o ar fluíssem ao redor do pátio. Em seguida, uma nova entrada para o estúdio e uma saída para o pátio foram construídas no primeiro andar, e uma escada foi construída no porão para servir como linha de fluxo para o estúdio. Uma conexão visual do exterior para o interior foi criada.







Ao editar os limites, o foco não está apenas nas paredes e aberturas, mas também em acessórios, móveis, escadas, materiais, elementos estruturais e outros relacionados às superfícies limítrofes. Todos esses elementos são tratados de forma igual e reconstruídos independentemente do seu tamanho ou idade. A sobreposição de objetos proporciona uma maior relação com o entorno, transformando toda a casa em um espaço que parece ser uma parte integrante do terreno inclinado.

Esperamos que esta arquitetura, em diálogo constante com o mundo exterior e respeitosa ao tempo que já atravessou, continue a se transformar no futuro — guiada pelos novos limites que agora a definem, como pistas de um percurso em evolução.











