
-
Arquitetos: Paralelo Transversal
- Área: 302 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Marcos Zegers

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada nos arredores de Santiago, em uma região de altas temperaturas, a Casa com Claraboia foi concebida para se manter fresca de forma passiva, reduzindo a necessidade de ar-condicionado. A estratégia de projeto se concentrou na integração de pátios e jardins, que não só funcionam como divisões naturais entre os diferentes ambientes — como as áreas sociais, dormitórios infantis, quartos de hóspedes e a suíte principal —, mas também contribuem para a ventilação e regulação térmica da residência.


Para evitar o superaquecimento, os pátios atuam como zonas frescas que favorecem a circulação do ar. Além disso, foi incorporado um profundo beiral semitranslúcido, permitindo a entrada de luz sem comprometer o conforto térmico nos espaços internos. Embora a casa se desenvolva predominantemente em um plano horizontal, uma grande claraboia voltada para o sul rompe essa linearidade, trazendo luz natural para a área de estar, jantar e cozinha.

Esse elemento não apenas melhora a iluminação do interior, como também atua como um gesto compositivo fundamental no design da residência. Construída em aço e elevada 20 cm do solo para favorecer a ventilação, a casa incorpora sobrelajes que melhoram a acústica e reforçam a sensação de solidez. Em busca de eficiência e redução de custos, os elementos construtivos foram dimensionados dentro de padrões comerciais.



As fachadas sul e leste foram trabalhadas com brises estratégicos: no lado leste, para mitigar o impacto do sol poente; e no sul, como um recurso que garante privacidade aos espaços de serviço, como banheiros e lavanderia. Uma casa projetada não apenas para ser habitada, mas para conviver em harmonia com o entorno, aproveitando ao máximo a luz e a ventilação natural.


























