
-
Arquitetos: Studio Jakob Sellaoui
- Ano: 2025
-
Fotografias:kunst-dokumentation

Descrição enviada pela equipe de projeto. Reforma (2025) de um apartamento em um conjunto habitacional construído na década de 1960, em Viena. Na época, a crescente demanda por moradias impulsionou a construção contínua de conjuntos habitacionais, especialmente nos distritos mais afastados. Esses edifícios têm como característica principal a construção rápida e de baixo custo.




O projeto aborda a maneira como essas tipologias (frequentemente) consideradas "pouco atraentes" podem ser renovadas. Em vez de inventar algo novo, o projeto busca princípios existentes que possam ser continuados.

Que possibilidades surgem a partir do pragmatismo dessas tipologias em série? O conceito de uma infraestrutura sanitária central foi mantido e reinterpretado como uma nova caixa revestida de compensado. A interseção entre a parede estrutural central existente e essa nova caixa — que funciona como uma parede espessa — cria uma "cruz espacial". Dessa configuração, resultam quatro ambientes de tamanho semelhante, permitindo usos variados. Grandes portas de correr possibilitam diferentes arranjos espaciais. As paredes internas não tocam as paredes externas do edifício, gerando um percurso circular que convida à experiência de "morar em círculo".



O comportamento dos novos elementos responde às condições existentes. A antiga parede de chaminé isolada foi transformada em um armário. A superfície espelhada em ângulo acima dela oculta a tubulação de esgoto do apartamento superior. A bancada da cozinha atravessa um vão e se transforma em mesa. O banheiro central possui uma janela alta (clerestory) que também revela o encontro com a viga existente. Os materiais refletem a atitude de escassez do edifício original. Quanto realmente precisamos para viver bem?


























