
-
Arquitetos: Blok Modular, Vokes and Peters
- Área: 595 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Christopher Frederick Jones

Descrição enviada pela equipe de projeto. A colaboração entre Blok e Vokes & Peters culmina na conclusão de um trio de casas de praia modulares, elegantemente projetadas para três irmãs cujas boas lembranças de férias neste local remontam à sua adolescência. Projetadas com frentes iguais para garantir equidade e harmonia, cada casa apresenta um jardim central que está aberto ao céu, infundindo a planta alongada e estreita com luz, ventilação e um toque de verde.

O projeto visa manter a escala e o formato originais de uma modesta casa de praia, enquanto oferece um equilíbrio entre a vida comunitária e a privacidade. Assim, considera-se mais apropriado que o projeto seja legível como uma única habitação de dois andares, em vez de uma série de unidades típicas de múltiplos andares. A articulação é alcançada por uma mudança de cor e um recuo no nível inferior na fachada voltada para a rua, além de não ter paredes sólidas na elevação frontal, o que permite que a profundidade dos cômodos e a ocupação dos espaços públicos sejam legíveis.


Posicionadas em frente à praia, cada residência sobrepõe de forma única uma sala de estar acima de uma cozinha. Esses espaços estão conectados através de uma varanda de pé-direito duplo que se abre expansivamente para as dunas, esfumaçando as linhas entre o ambiente construído e a paisagem natural.

A mudança de cor nesta linha de referência é mantida em todo o projeto, que também celebra o método de construção modular mais sustentável – os módulos do nível inferior sendo de uma cor azul clara e os módulos do nível superior sendo brancos. A escolha da cor azul clara é uma referência poética a um barco de madeira azul e branco desbotado que pode ser encontrado na praia, e também é uma referência intencional às casas de praia históricas encontradas na região. A cor azul clara permite que o volume se misture com seu contexto de céu e água turquesa. Remete aos vislumbres intermitentes do céu e do oceano que surgem entre as árvores e clareiras da paisagem natural ao longo do caminho da balsa até Point Lookout.


O projeto apresenta uma grande diversidade de materiais e cores, incluindo decks de madeira de eucalipto, duas cores de tinta, agregados expostos de cor terrosa, janelas de alumínio anodizado e paredes internas coloridas dos quartos voltadas para a rua.

O projeto é intencionalmente discreto, pois acreditamos que a introdução de uma terceira cor nos painéis seria problemática. Isso poderia dar a impressão de um terceiro andar. Se uma terceira cor fosse incluída como uma faixa vertical em toda a altura do edifício, seria visualmente disruptiva, já que, não se relacionaria a nenhuma razão estrutural e comprometeria a legibilidade da composição de dois andares expressa no restante do projeto.

Cada casa foi composta por quatro módulos pré-fabricados, que foram totalmente concluídos na fábrica da Blok em Brisbane. Esses módulos foram então transportados para a ilha em um barco fretado e cuidadosamente içados para o lugar ao longo de dois dias, marcando uma conquista significativa no design arquitetônico modular.




















