
-
Arquitetos: Di Marco - Robles arquitectos
- Área: 150 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Bruto Studio


Descrição enviada pela equipe de projeto. Ph Alsina está localizada em San Isidro, em uma área de baixa densidade, caracterizada pela longevidade de seus edifícios. A propriedade faz parte de um grupo de 8 habitações que atravessam o quarteirão, consolidando uma passagem que liga as ruas Alsina e Laprida. O projeto, que foi encomendado por um casal profissional, começa com a intervenção de uma casa tipo ph-, com o objetivo principal de incorporar a modalidade home office na convivência com a educação de seus dois filhos.


A casa teve uma sucessão de espaços herméticos que careciam de iluminação natural, a estrutura foi deteriorada e os materiais de acabamento foram desgastados. O maior desafio era restaurar a luz natural e a amplitude dos espaços habitáveis, assim como reavaliar o que constituía a identidade da construção existente. Um estudo estrutural preciso foi necessário para se livrar dos elementos que não eram indispensáveis e uma reflexão sobre quais elementos cumpriam um papel de identidade a fim de revalorizá-los. Também foi decidido incorporar novos materiais que coexistissem com os anteriores, a fim de gerar uma imagem que representasse o que foi estabelecido e a proposta de renovação.


Finalmente, o ph é distribuído em 3 andares: um térreo social onde a sala de estar, sala de jantar e cozinha funcionam ao lado de um pátio descoberto, um primeiro andar onde podemos encontrar os quartos principais e um banheiro compartilhado e um primeiro andar onde incorporamos um quarto/estudo com banheiro privativo e lavanderia ligada ao terraço. O esquema de organização setorizada por andares nos permitiu alcançar a independência das atividades que estávamos procurando. Ph Alsina nos leva a refletir sobre a relação entre a arquitetura do período existente, através de sua marca histórica, e o mundo contemporâneo, com suas novas formas de convivência.






































