
-
Arquitetos: Figureground Architecture
- Área: 350 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Tasha Tylee

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em território tradicional do povo Wurundjeri, Warrandyte é uma área semi-rural localizada a 25 km a nordeste de Melbourne, Austrália. A paisagem é caracterizada por antigas áreas de cultivo parcialmente desmatadas, trechos remanescentes de mata de eucaliptos e colinas e vales ondulados. O terreno da casa está situado sobre uma crista, de onde o solo desce abruptamente em direção ao norte e ao leste. As vistas são espetaculares, com a copa das árvores de eucalipto emoldurando a encosta e as colinas distantes ao fundo.


A forma principal da casa é um prisma retangular simples, com telhado inclinado revestido de metal escuro, remetendo aos galpões agrícolas comuns na região. Essa estrutura está embutida na crista do terreno por meio de uma base terrosa de alvenaria, que define o nível inferior. Duas estruturas menores de tijolos ao norte funcionam como pavilhões auxiliares que acompanham a residência principal.



Um vão de pé-direito duplo, fechado com ripas de madeira, marca a entrada da casa e evoca a sensação de chegada a partir do ambiente natural. O detalhe ripado também está presente nas esquadrias móveis que protegem as janelas voltadas para o oeste do calor do sol da tarde. O desnível de 2 metros entre o lado oeste e o lado leste do terreno é solucionado com uma sucessão suave de degraus: começando pela ponte de concreto aparente na entrada, passando pelos ambientes internos e terraços externos em deck, até a piscina e o jardim no nível inferior.

No interior, esse desnível se resolve em três níveis: a área de dormir, a zona central de serviços e a área de estar mais baixa. A forma inclinada do telhado sobre os espaços internos proporciona experiências contrastantes de altura e compressão. A cobertura mais alta abriga um salão infantil com pé-direito duplo e acesso escondido a um sótão de brincadeiras. As áreas sociais são marcadas por um teto em forma de catedral com acabamento escuro sobre as salas de jantar e estar, criando amplos volumes internos e direcionando o olhar através de grandes janelas profundas e emolduradas.

Os espaços públicos e privados são claramente definidos por um núcleo de serviços. Cozinha, despensa, escritório, banheiro e áreas de armazenamento estão organizados cuidadosamente em um módulo linear. Revestimentos em lâmina de madeira e portas de correr embutidas ocultam esses ambientes funcionais.

A fachada nordeste é marcada por janelas profundas com molduras de madeira. No interior, os nichos dessas janelas variam em profundidade para acomodar prateleiras e bancos embutidos, oferecendo uma sensação de aconchego e cuidado artesanal, ao mesmo tempo em que emolduram as vistas deslumbrantes. A residência adota diversas estratégias sustentáveis, como painéis solares, aquecimento e resfriamento elétricos, vidros duplos, alto nível de isolamento térmico, orientação solar passiva e brises móveis externos para controlar o calor do verão.












