
-
Arquitetos: Divercity Architects
- Área: 31000 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Kim Powel Photography, Ektoras Nikolakis
-
Fabricantes: ELVIAL, KEIM, Santanselmo, Sto

Descrição enviada pela equipe de projeto. O HUB26, primeiro grande empreendimento comercial sustentável de Tessalônica, é um moderno complexo de escritórios no distrito oeste da cidade. Com uma área de 31.000 m2, o projeto visa catalisar a transformação da região, oferecendo espaços de trabalho dinâmicos que se adaptam às necessidades profissionais em evolução. O empreendimento ocupa um terreno em forma de "L" na Rua 26is Oktovriou, diretamente em frente à cervejaria Fix, que é um patrimônio histórico. Esta área está profundamente conectada ao patrimônio industrial da cidade. Os três edifícios (A, B e C) estão estrategicamente posicionados com fachadas expostas voltadas para a rua principal, maximizando as vistas para o mar e estabelecendo uma presença comercial proeminente na Rua 26is Oktovriou. Cada edifício tem acesso direto a uma praça central, conectando os diferentes elementos do empreendimento. O Edifício D consiste em um volume arquitetônico monolítico, inspirado no design simples e robusto dos edifícios industriais.



Projetado para complementar seu entorno histórico, o HUB26 se inspira em três aspectos definidores de Tessalônica: a cidade como um palimpsesto, a memória de seu passado industrial e o efeito etéreo de desvanecimento criado pela névoa da cidade. Inspirando-se na forma monolítica e robusta da cervejaria Fix e na geometria de seus silos, o térreo é esculpido em uma colunata, formando um arco convidativo que acolhe os visitantes. O volume superior, subdividido em camadas horizontais, reflete a contínua história da cidade—famosamente construída como um palimpsesto, onde camadas de tempo se sobrepõem.


A fachada apresenta tijolos cerâmicos personalizados dispostos em um padrão tridimensional, utilizando cinco tonalidades de terracota. Um efeito de gradiente, que transita de tons mais escuros na base para tons mais claros no topo, cria a ilusão de que o edifício está se dissolvendo na névoa. Desenvolvido utilizando tecnologia BIM, o projeto passou por uma extensa análise digital para otimizar a implementação da fachada. Pesquisas especializadas, em colaboração com S. Anselmo, resultaram na criação de tijolos cerâmicos sob medida que equilibram apelo estético com precisão técnica. Visitas à instalação do fabricante na Itália possibilitaram uma avaliação prática, garantindo durabilidade a longo prazo por meio de refinamentos meticulosos de cor e textura.



O HUB26 aspira obter a certificação LEED Gold, integrando características sustentáveis, como telhados verdes e terraços que melhoram a biodiversidade, aprimoram as condições microclimáticas e reduzem o consumo de energia. O uso de materiais de origem local e sistemas energeticamente eficientes minimiza ainda mais o impacto ambiental. Além disso, uma área externa com jardins em diferentes níveis proporciona um espaço tranquilo de encontro, promovendo o bem-estar e a interação social.


Projetado para otimizar a luz natural e a ventilação, o HUB26 redefine o local de trabalho contemporâneo—misturando passado e presente para criar um inovador hub bioclimático de negócios que promove a colaboração e a sustentabilidade.

















