
-
Arquitetos: Urban Circle
- Área: 1373 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Kunal Bhatia, Kuber Shah
-
Fabricantes: Studio Indigene

Descrição enviada pela equipe de projeto. A exigência dos clientes era criar um Centro de Bem-Estar em Oleander Farms, Karjat, Maharashtra, que fosse um santuário tranquilo para os seus visitantes. Caminhando através de uma densa copa de árvores, ouvindo o suave cantar dos pássaros, embarcamos lentamente numa extensão de um terreno de 2 acres, que era ao mesmo tempo aberto e fortemente arborizado. Esta abundância de natureza foi o que escolhemos para realçar no projeto, revigorando a filosofia de design do Urban Circle - criar ambientes construídos que se misturam perfeitamente com o ambiente circundante.




A natureza envolvente do local do projeto levou à criação da temática “Eutierria”, que descreve o sentimento positivo de unidade com a terra e as suas forças vitais, onde as fronteiras entre o eu e a natureza se esbatem, conduzindo a uma profunda sensação de paz e ligação. Este sentimento, de “tornar-se um com a natureza”, era o que queríamos que os visitantes experimentassem aqui.





Por isso, concebemos o projeto como uma coleção de espaços que se inserem despretensiosamente na paisagem verde do local. Os espaços foram concebidos dentro e à volta do coberto arbóreo existente (não foi abatida uma única árvore no processo) - com algumas árvores a subir pelos telhados, outras a acentuar a extensão dos espaços como elementos focais e outras a delinear e definir os limites dos volumes criados.


Espacialmente, o projeto alberga quatro alas independentes, com vista para uma ampla área central de piscinas. A ala de entrada foi concebida como uma estrutura leve em molduras metálicas elegantes e vidro, assegurando a conectividade visual com a natureza quando se entra no Wellness Centre. A extensão desta ala é cuidadosamente perfurada com um elemento escultural no centro.


Um pedaço de rocha parece quase flutuar sobre uma piscina de água pouco profunda e, através dela, emanam ondas de água. Utilizando o som calmante da água ondulante - a canção de embalar da própria natureza para o homem, este elemento escultórico é a primeira experiência visual e sensorial do visitante. Concebido para captar a essência de “uma mente à tona”, convida ao Wellness Centre, sendo um portal de paz interior.


As duas alas menores, de cada lado da piscina, abrigam os balneários para homens e mulheres, com sauna e banho turco independentes. A outra, paralela à ala de entrada, abriga as salas de tratamento do spa para solteiros e casais. Todos estes espaços interiores foram planejados para acomodar pequenos campos verdes exteriores e áreas de ducha ao ar livre que funcionam como zonas de meditação independentes, continuando a borrar a divisão entre o interior e o exterior.


O Centro de Bem-Estar assenta em três princípios fundamentais - concepção para a natureza, assegurando uma verdadeira capacidade de resposta ao contexto do terreno; concepção para a experiência, tendo em conta a navegação dos visitantes pelos espaços; e concepção para a simplicidade, através de formas, materiais e estética conscientes. Como uma resposta humana sensível à natureza, centra-se tanto nos volumes construídos como nos espaços entre eles, deixando o ambiente natural na sua forma primitiva - quase intocado e inalterado. Testemunhando a nossa visão, o Wellness Centre coexiste harmoniosamente com o contexto do terreno, sendo a Eutierria a própria essência da experiência aqui vivida.