
-
Arquitetos: GLCRM Architects, Saucier + Perrotte architectes
- Área: 10456 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Olivier Blouin
-
Fabricantes: Artemide, Axis, Fitzfelt, Interface

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa proposta para a extensão e renovação da Biblioteca Gabrielle-Roy visa espalhar as funções públicas por todo o edifício, com o objetivo de habitar suas diferentes camadas. Em cada andar, tanto no edifício existente quanto em sua extensão, propõe-se uma nova interface com as coleções e a cidade. A experiência da biblioteca se torna um caminho rico que oscila entre a projeção e a introversão.


Localizada no coração de um vibrante distrito cultural e econômico, o bairro Saint-Roch, a Biblioteca Gabrielle-Roy abriga uma comunidade diversificada e dinâmica de usuários, que aumentou drasticamente nos últimos anos.

Levando em conta essa realidade única, a conexão com o bairro se torna um aspecto fundamental do projeto. Essa conexão é reforçada por gestos urbanos e arquitetônicos importantes que beneficiarão tanto a instituição quanto a comunidade ao redor. No térreo, um generoso espaço ao ar livre confere à biblioteca um caráter indiscutivelmente urbano. Além disso, a continuidade física e visual garantida com o espaço público adjacente aumenta as oportunidades de troca entre a biblioteca e seu bairro. Considerado como um todo, o espaço público e o térreo da biblioteca constituem um rico ambiente urbano tanto para visitantes quanto para a comunidade local.



No térreo, os usuários terão acesso a várias funções públicas (como recepção, uma cozinha para oficinas culinárias e um pequeno anfiteatro) e coleções dedicadas às crianças e à vida cívica (incluindo jornais e periódicos). O térreo é dedicado à vida urbana, atividades comunitárias e familiares. Alternadamente, os andares 01 e 03 estão mais focados na leitura e no aprendizado. As coleções relacionadas à literatura, história, filosofia, geografia, ciência e tecnologia estão distribuídas ao redor do átrio para maximizar a entrada de luz natural e proporcionar vistas inspiradoras para os usuários. Nestes andares, uma envoltória de vidro jateado cria uma tela diáfana que filtra a luz do sol e garante um ambiente propício ao aprendizado. Assim como o térreo, o segundo andar possui um caráter público reforçado por sua envoltória de vidro transparente e um teto distintivo. As coleções localizadas neste andar focam principalmente em música, cinema, artes e viagens.




Junto ao anfiteatro principal, os usuários terão acesso a um estúdio de música e várias salas de prática, uma sala de projeção, um fab lab e uma oficina de artes. Este rico programa permitirá que a biblioteca passe de um repositório silencioso de livros para se tornar um verdadeiro centro social, um verdadeiro "terceiro lugar" adaptado à sua comunidade diversificada e em constante mudança.
