
-
Arquitetos: Vapor arquitetura
- Área: 95 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Arthur Duarte

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na reforma completa de um apartamento duplex de 95 metros quadrados, localizado em um edifício novo no bairro de Cerqueira César, em São Paulo. O apartamento foi entregue pela construtora no osso, sem o pavimento superior construído e com um pé-direito duplo livre, o que proporcionou uma liberdade de projeto para explorar o vazio e a relação entre os pavimentos, a escada e a passarela em diálogo com o pé-direito duplo. Destinado a um casal jovem sem filhos, o apartamento foi concebido para ser um espaço com poucos elementos, mas ao mesmo tempo aconchegante e com personalidade. Ele possui uma cozinha integrada à sala e à varanda, um dormitório com banheiro, um closet generoso e um escritório.



A concepção do projeto baseia-se na ideia de oferecer um espaço vazio – refletir sobre o quão fértil e ilimitado pode ser o espaço vazio ou o vazio transitório e pensar sobre o convite que ele nos faz a preenche-lo da forma que quisermos. A partir do vazio, é possível sempre recomeçar. Para isso, algumas estratégias foram adotadas: organizou-se uma "faixa servidora" nos dois pavimentos, no fundo do apartamento, abrigando os banheiros, lavanderia e lavabo. Essa faixa é oculta no pavimento térreo por um painel de madeira, que serve como pano de fundo para a cozinha aberta à área social, criando uma grande faixa livre conectada com a varanda. No pavimento superior, o dormitório e o escritório foram posicionados em extremidades opostas, conectados por uma passarela sobre o vazio com pé-direito duplo, que se projeta para a sala no pavimento inferior. A escada e a passarela atuam como elementos plásticos que definem o vazio, ao mesmo tempo que o expandem e o caracterizam. Quanto à materialidade, destaca-se o uso de piso em taco maciço albanizado na sala e em sua forma natural no quarto e escritório, além de caixilhos de alumínio, novos elementos estruturais em ferro, bancadas de pedra NPK, marcenarias em madeira tauari e texturas artísticas em planos e ambientes específicos. Nos banheiros e lavanderia, foram utilizados ladrilho hidráulico e pintura epóxi.


Os pontos fortes do projeto incluem o desenho do vazio e o pé-direito duplo da sala, que, em composição com a escada e a passarela, criam uma ambiência de espaço limpo, com poucos elementos, mas com um certo calor e identidade. A predominância da cor branca é pontuada por elementos de madeira e cores vibrantes em locais específicos. Entre os mobiliários e materiais mais marcantes estão a ilha da cozinha em madeira e pedra NPK, a coifa redonda da Tramontina, a mesa de jantar em meia-lua, as cadeiras da Zara Home, e a luminária desenhada sob medida pela Vapor Arquitetura. Outros destaques incluem a escada com textura artística da Adriana e Carlota Atelier, a passarela em cor vibrante, o tapete da sala da ByKami, o sofá da Futon Company e a luminária suspensa no pé-direito duplo (bola japonesa) de Isamu Noguchi.



















