
-
Arquitetos: ARQUITECTURA-G
- Área: 225 m²
- Ano: 2024
-
Fotografías:Maxime Delvaux

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado junto ao acesso rodoviário principal de uma propriedade agrícola e cumpre a dupla função de guardar veículos e servir como residência para o zelador da propriedade. Este pequeno edifício substitui uma edificação auxiliar da quinta que colapsou de forma irreparável. A planta, o volume e o material da cobertura (telha cerâmica) são características herdadas, por normativa, do edifício que substitui.



O volume reúne, sob uma mesma cobertura, dois elementos independentes sem comunicação interna, cada um em um nível: uma garagem, aberta para o norte, e uma residência, aberta para o sul, que funciona como uma habitação térrea.


A partir de um volume pré-definido, a estrutura é otimizada para criar uma garagem com uma grande abertura e sem pilares: a fachada norte do andar superior atua como uma grande viga, enquanto as fachadas laterais tornam rígidas suas extremidades. Esta casca autoportante é complementada por uma estrutura leve de madeira, sustentada por um grande pilar que divide a luz na fachada sul e também abriga a chaminé.



O projeto incorpora, além da cobertura de telha, elementos característicos que o vinculam à linguagem arquitetônica de outras construções da quinta, como a expressiva chaminé e as janelas voltadas para o norte, cuja dimensão é idêntica à das demais casas do conjunto.
