-
Arquitetos: JOYS Architects
- Área: 200 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Beersingnoi
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Amarela está situada em um terreno inclinado cercado por muitas árvores grandes espalhadas por todo o local. Ela é composta por duas partes principais. A primeira são os "espaços internos", abrigando funções altamente privadas. E eles são cercados pelos "espaços externos", que são compostos por funções menos privadas. Os "espaços externos" são pátios ao ar livre situados nos quatro lados da casa.
Esses pátios permitem a entrada de luz natural e ventilação nos "espaços internos". Todos os quatro pátios têm seu próprio caráter em termos de escala e dimensão, dependendo de sua orientação, visando manter as árvores existentes e a inclinação do terreno. Devido à posição dos pátios, eles têm suas próprias funções e definem as funções da área ao seu redor:
- O "Pátio de Boas-vindas", que está localizado na parte frontal da casa e tem +0,30 metros de altura, funciona como um pátio blindado que esconde um pouco o espaço interno (a sala de estar). Ele também funciona como uma via de acesso à cozinha devido ao nível do solo não muito alto.
- O "Pátio Interno" possui um balcão e uma mesa dispostos ao seu redor, pois está elevado a 0,70 metros em relação ao nível do solo. Essa altura é ideal para a criação de uma mesa de trabalho ou balcão funcional, permitindo que o espaço ao redor seja utilizado tanto como uma área de jantar quanto como um local de trabalho.
- A "Piscina" diferencia-se dos outros pátios pela ausência de árvores no local, o que elimina a necessidade de preservar o nível original do terreno. O pátio foi escavado a uma profundidade de 1,10 metros para acomodar a piscina. Além disso, ela desempenha um papel central na organização do espaço, criando áreas ao seu redor destinadas ao relaxamento e ao banho.
- O "Pátio de Serviço", situado no mesmo nível da casa (0,00), funciona como um espaço de fácil acesso a partir do interior, sendo destinado a atividades de apoio e serviços.
Além disso, todos os pátios não apenas criam funções, mas também conectam a área circundante. Assim, eles são dissolvidos pela luz do dia e o ar fresco, que fluem de um espaço para outro. Da mesma forma, a visão do conjunto é unificada pela criação de uma "pele de concreto".
A "Pele de Concreto" serve para integrar os espaços internos e externos, destacando-se pela durabilidade e resistência ao tempo. Essa camada de concreto é moldada diretamente sobre a parede de tijolos, conferindo robustez suficiente para enfrentar as intempéries. Como resultado, as paredes externas e internas tornam-se uniformes e consistentes ao longo do tempo, promovendo uma continuidade visual e funcional entre os ambientes internos e externos.