Edifício Lyra / Olmo Arquitetos

Edifício Lyra / Olmo Arquitetos - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Lyra / Olmo Arquitetos - Fotografia de ExteriorEdifício Lyra / Olmo Arquitetos - Imagem 4 de 34Edifício Lyra / Olmo Arquitetos - Imagem 5 de 34Edifício Lyra / Olmo Arquitetos - Mais Imagens+ 29

Araucária, Brasil
  • Arquitetos Responsáveis: Ricardo Pachla, Bruno Bueno Niepsui, Rodrigo Vinci Philippi
  • Colaboração: João Guiherme Humeniuk, Igor Gomes
  • Construção: CRON Engenharia
  • Projeto Estrutural: Luiz Henrique Cesco
  • Projetos Complementares: Brandalise Engenharia
  • Projeto De Esquadrias/Serralheria/Acm: Arq Vidros
  • Incorporação: Maya Incorporadora
  • Programa: Edifício Residencial
  • Cidade: Araucária
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Lyra / Olmo Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© João Vitor Sarturi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício residencial Lyra é o primeiro projeto que desenvolvemos para a incorporadora Maya. Localizado próximo ao centro de Araucária, região metropolitana de Curitiba-PR, o empreendimento está implantado em um lote de 650,00m² e busca nortear o desenvolvimento do bairro, hoje ocupado predominantemente por casas e vazios urbanos. Incentivado pelas normas municipais, o edifício propõe uma renovação na produção imobiliária da cidade através desta forma vertical de morar, do padrão construtivo e da relação entre edificação e cidade.

Edifício Lyra / Olmo Arquitetos - Imagem 6 de 34
© João Vitor Sarturi

Projetamos uma torre de oito pavimentos, com um apartamento por andar. No térreo, além da unidade privativa, organizamos as áreas comuns próximas ao acesso e com um pé-direito maior, a fim de criar um diálogo confortável entre o uso coletivo e individual. No passeio, uma marquise projeta-se para receber e conduzir os moradores ao longo do jardim, criando uma atmosfera amena de passagem.

Edifício Lyra / Olmo Arquitetos - Imagem 7 de 34
© João Vitor Sarturi
Edifício Lyra / Olmo Arquitetos - Imagem 26 de 34
Planta - Térreo
Edifício Lyra / Olmo Arquitetos - Imagem 4 de 34
© João Vitor Sarturi
Edifício Lyra / Olmo Arquitetos - Imagem 34 de 34
Iso 02
Edifício Lyra / Olmo Arquitetos - Imagem 14 de 34
© João Vitor Sarturi

Um grande pátio organiza a unidade do térreo, de forma a preservar árvores já existentes no terreno e manter o vínculo com a vegetação do lote ao lado. Esse gesto produz um espaço singular ao passo em que o apartamento circunda o jardim. Com apartamentos de 170,00m² a 250,00m² a geometria da torre é resultado das características estreitas e alongadas do terreno. O volume curvo da escada age como eixo organizador dos espaços, distribuindo-os em social e privado. Através de setores bem definidos foi possível acentuar as particularidades de cada espaço.

Edifício Lyra / Olmo Arquitetos - Imagem 5 de 34
© João Vitor Sarturi
Edifício Lyra / Olmo Arquitetos - Imagem 29 de 34
Planta - 6° Pavimento
Edifício Lyra / Olmo Arquitetos - Imagem 12 de 34
© João Vitor Sarturi

Nos quartos, janelas ajardinadas trazem privacidade e introspecção, enquanto na área social, através das varandas e das grandes aberturas, forma-se um espaço completamente integrado, trazendo a paisagem para o interior do apartamento, como uma casa suspensa. Com a estrutura inteiramente em concreto armado aparente, a utilização de lajes protendidas permitiu trazer leveza e esbeltez para o edifício. Contrapondo essas características, o ACM e o vidro trazem precisão industrial que ressalta as imperfeições naturais do concreto.

Edifício Lyra / Olmo Arquitetos - Fotografia de Exterior
© João Vitor Sarturi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Alberto Karas, 1015 - Vila Nova, Araucária - PR, 83703-125, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Lyra / Olmo Arquitetos" 09 Jun 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1017430/edificio-lyra-olmo-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.