Edifício Sede da PRF / Impare Arquitectura

Edifício Sede da PRF / Impare Arquitectura - Imagem 2 de 35Edifício Sede da PRF / Impare Arquitectura - Fotografia de Interiores, PrateleiraEdifício Sede da PRF / Impare Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, JanelaEdifício Sede da PRF / Impare Arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada, FachadaEdifício Sede da PRF / Impare Arquitectura - Mais Imagens+ 30

  • Construtora: Construbel
  • Responsável Técnico: Nuno Barreiro
  • Cidade: Leiria
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Sede da PRF / Impare Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Do conjunto de intervenções já realizadas nas instalações da PRF-Gas Solutions, foi recentemente concluído o projeto de renovação do edifício-sede, construído em 2001. Os trabalhos incidiram essencialmente no piso térreo, onde se ampliou a área de receção, prolongando-a visualmente para um novo espaço de auditório. Foram também criadas salas de trabalho que recebem luz natural através de uma das fachadas e também através do auditório, que funciona como prolongamento visual de todos os compartimentos deste piso. As fachadas sofreram as alterações necessárias à criação da relação do auditório com o exterior, otimizando também as aberturas do piso superior, para se conseguir uma entrada mais generosa de luz natural e relacionando com a expressão do edifício ampliado em 2018, unificando o conjunto. Conseguiu-se, assim, uma solução espacial mais fluída com a qualificação da área de receção e a criação do auditório que participa de forma efetiva dos espaços que lhe são contíguos.

Edifício Sede da PRF / Impare Arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada
© Ivo Tavares Studio
Edifício Sede da PRF / Impare Arquitectura - Imagem 11 de 35
© Ivo Tavares Studio
Edifício Sede da PRF / Impare Arquitectura - Imagem 35 de 35
Sketch
Edifício Sede da PRF / Impare Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela
© Ivo Tavares Studio

Os interiores foram uniformizados nos seus revestimentos, na iluminação, no desenho e materiais dos vãos, dando continuidade aos espaços, que foram concebidos em diferentes circunstâncias. O auditório, devido a exigências de comportamento acústico, teve um tratamento particular dos revestimentos e do desenho do teto. A ampliação de 2018, surgiu da necessidade de expansão das suas áreas administrativa, de armazém e oficinas, tendo as soluções de revestimento exterior propostas nessa fase sido agora retomadas – chapa metálica e vãos com sistema de fachada ligeira, semioculta em alumínio – dando uma expressão mais clara aos dois volumes do edifício e às relações entre “cheio e vazio”.

Edifício Sede da PRF / Impare Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ivo Tavares Studio
Edifício Sede da PRF / Impare Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Salienta-se que a realização inicial deste projeto, feito 20 anos depois do projeto que a Impare Arquitectura desenvolveu para os interiores dos espaços de escritórios do edifício existente, veio a revelar-se muito gratificante, graças ao grande envolvimento e cumplicidade do cliente em todo o processo, sinal da confiança depositada na prestação dos nossos serviços. O atelier Impare Arquitectura teve também o privilégio de participar na conceção do projeto DRHYVE, para um posto portátil de abastecimento de hidrogénio, pioneiro em Portugal, para abastecimento de veículos movidos a fuel-cells de hidrogénio e da primeira estação DRHYVE (PHRS – portable hydrogen refuelling station) integralmente concebida e que está a ser construída pela PRF.

Edifício Sede da PRF / Impare Arquitectura - Imagem 6 de 35
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Leiria, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Sede da PRF / Impare Arquitectura" 16 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1015683/edificio-sede-da-prf-impare-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.