Casa Compacta / Rahul Pudale Design

Casa Compacta / Rahul Pudale Design - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Atik Bheda

Casa Compacta / Rahul Pudale Design - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Compacta / Rahul Pudale Design - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, CorrimãoCasa Compacta / Rahul Pudale Design - Fotografia de InterioresCasa Compacta / Rahul Pudale Design - Fotografia de Interiores, Cozinha, JanelaCasa Compacta / Rahul Pudale Design - Mais Imagens+ 21

Belagavi, Índia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  205
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2024
  • Fotógrafo
    Fotografias:Atik Bheda
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  HYBAC, Kolher, Legrand, Saint-Gobin
  • Arquiteto Responsável: Soumya Patil
  • Equipe De Projeto: Atik Sangolli
  • Engenharia Estrutural: Sagar Huddar
  • Construtora: Rajesh Ankle
  • Cidade: Belagavi
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Compacta / Rahul Pudale Design - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Atik Bheda

Descrição enviada pela equipe de projeto. No coração da antiga cidade movimentada, em meio ao caos vibrante das típicas ruas indianas, encontra-se um terreno medindo apenas 6 metros de largura por 9 metros de profundidade. Este pequeno pedaço de terra, escondido na área do mercado, apresentou um desafio único e uma oportunidade de tecer uma narrativa de convivência comunitária em meio à cacofonia da vida urbana. O cliente, diante do dilema de se afastar da antiga cidade para escapar do caos, se viu atraído pela ideia de promover a comunidade dentro deste denso tecido urbano. O desafio apresentado era formidável: utilizar efetivamente um terreno compacto, maximizar a luz natural, acomodar espaços comerciais no térreo e fornecer residências confortáveis acima. 

Casa Compacta / Rahul Pudale Design - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão
© Atik Bheda
Casa Compacta / Rahul Pudale Design - Imagem 19 de 26
Planta - Térreo
Casa Compacta / Rahul Pudale Design - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão
© Atik Bheda

Além disso, as restrições do terreno incluíam paredes compartilhadas em três lados com edifícios adjacentes, restando apenas uma direção para a luz entrar - a leste. As unidades residenciais foram concebidas como uma série de espaços interligados, cuidadosamente elaborados para maximizar a interação e a conectividade. A seção arquitetônica foi meticulosamente desenvolvida para criar volumes sobrepostos, permitindo a criação de espaços íntimos e abertos que dão vista para as movimentadas ruas abaixo. 

Casa Compacta / Rahul Pudale Design - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela
© Atik Bheda
Casa Compacta / Rahul Pudale Design - Imagem 26 de 26
Axonométrica
Casa Compacta / Rahul Pudale Design - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Iluminação, Janela
© Atik Bheda

Entra-se na residência através de uma escada estreita e aparentemente escura. Esta entrada discreta se abre para uma sala de estar de altura tripla. Aqui, o olhar é atraído para cima, com a claraboia inundando o espaço de luz natural, proporcionando uma sensação de amplitude e arejamento, onde todas as janelas dos quartos convergem. Adjacente à sala de estar está a cozinha, separada por uma divisória de vidro que permite a passagem da luz enquanto mantém a privacidade. A área de jantar aberta para o céu, de altura dupla, situada ao lado da cozinha, serve como um farol de luz e calor ao longo do dia. 

Casa Compacta / Rahul Pudale Design - Fotografia de Interiores
© Atik Bheda
Casa Compacta / Rahul Pudale Design - Imagem 21 de 26
Corte

Um dos aspectos mais encantadores do projeto é o elemento de surpresa e descoberta inerente na escada. Conforme se sobe, é possível vislumbrar os espaços de estar e jantar de altura tripla, provocando os sentidos e convidando à exploração. Essa interação entre os diferentes níveis promove uma sensação de conectividade e dinamismo. Os dois andares superiores da residência são dedicados aos espaços privados, acomodando os quartos e terraços. 

Casa Compacta / Rahul Pudale Design - Fotografia de Interiores, Janela, Escada, Viga
© Atik Bheda

Utilizou-se a integração de elementos de madeira na estrutura de concreto, materializada na forma de inserções esculpidas para servir a propósitos funcionais. Essas inserções não apenas fornecem estética, mas também funcionam como componentes essenciais do espaço de estar. Desde servir como cápsulas de madeira para os quartos até enquadrar janelas, formar guarda-roupas ou moldar escadas, cada elemento de madeira adiciona profundidade e caráter à composição arquitetônica. Para concluir, o projeto arquitetônico neste pequeno e desafiador terreno no coração da cidade antiga é um exemplo do que pode ser alcançado por meio do pensamento criativo e de uma compreensão profunda do contexto urbano. É uma celebração da comunidade, da interação e do poder transformador da arquitetura na maneira como vivemos e experimentamos nossas cidades.

Casa Compacta / Rahul Pudale Design - Janela
© Atik Bheda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Compacta / Rahul Pudale Design" [Compact House / Rahul Pudale Design] 17 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1015562/casa-compacta-rahul-pudale-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.