Através da Casa / Jim Caumeron Design

Através da Casa / Jim Caumeron Design - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoAtravés da Casa / Jim Caumeron Design - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, CadeiraAtravés da Casa / Jim Caumeron Design - Fotografia de Interiores, Dormitório, JanelaAtravés da Casa / Jim Caumeron Design - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, ChuveiroAtravés da Casa / Jim Caumeron Design - Mais Imagens+ 28

  • Arquiteto Responsável: Jim Caumeron
  • Engenharia Estrutural: Anabel Iluzada
  • País: Filipinas
Mais informaçõesMenos informações
Através da Casa / Jim Caumeron Design - Imagem 8 de 33
© r-vis : kevin nuñez, lance sy, julian patric semilla

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi criado para um médico amante de bilhar e suas duas filhas em busca de um refúgio longe da cidade em San Fernando, Filipinas. Situado em um condomínio fechado de terrenos modestos, o projeto buscou expandir a percepção de espaço no lote relativamente pequeno. Inspirado pelo sucesso de um projeto anterior, a Casa Viewpoint, o estúdio visava um minimalismo material enquanto maximizava o potencial espacial. O design alcançou uma atmosfera calma e libertadora ao abraçar as minúcias em vários aspectos - espaço, vistas, luz, ventilação, conectividade e interação. 

Através da Casa / Jim Caumeron Design - Imagem 6 de 33
© r-vis : kevin nuñez, lance sy, julian patric semilla

O conceito surgiu ao reimaginar a estrutura convencional fechada, removendo duas paredes opostas para promover continuidade espacial. Esta disposição, semelhante a uma sobreposição de planos alternados, gerou o layout em diferentes níveis, adaptado à orientação e requisitos do terreno. 

Através da Casa / Jim Caumeron Design - Fotografia de Exterior, Fachada
© r-vis : kevin nuñez, lance sy, julian patric semilla
Através da Casa / Jim Caumeron Design - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
© r-vis : kevin nuñez, lance sy, julian patric semilla
Através da Casa / Jim Caumeron Design - Imagem 21 de 33
Planta
Através da Casa / Jim Caumeron Design - Fotografia de Interiores
© r-vis : kevin nuñez, lance sy, julian patric semilla

No térreo, os limites externos foram delineados por muros exigidos pelas regulamentações da comunidade. A entrada, alinhada com o muro de concreto, oferece uma vista acolhedora da árvore em destaque, expondo também o espaço de recuo e a parede posterior. As áreas de convivência se estendem para o exterior, com o gramado e o espaço formal de jantar em cada lado. Um salão de jantar de pé-direito duplo promove ventilação através das janelas operáveis no corredor do segundo nível. Um elemento contínuo semelhante a um banco integra a piscina, aprimorando a sensação de expansão, costurando a área de estar e o quarto do pai. Paredes de vidro promovem conectividade entre os espaços, enquanto janelas operáveis promovem ventilação cruzada por toda a casa. 

Através da Casa / Jim Caumeron Design - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela
© r-vis : kevin nuñez, lance sy, julian patric semilla
Através da Casa / Jim Caumeron Design - Imagem 23 de 33
Corte
Através da Casa / Jim Caumeron Design - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© r-vis : kevin nuñez, lance sy, julian patric semilla

No andar de cima, planos horizontais servem como divisórias dos quartos ou são segmentados para criar espaços abertos. Planos parciais atuam como aletas, controlando a exposição ao sol no corredor. O salão de bilhar apresenta um jardim e uma varanda com vista para o gramado da frente. Um cubo saliente abriga o banheiro das filhas, suavizado por uma fachada com plantas. Este foi o resultado de fechar dois planos para tornar o banheiro privado, tornando-o um destaque na elevação frontal da casa. Paredes lavadas com cal esfumaçam a distinção entre interior e exterior, convidando os moradores a desfrutar de uma experiência semelhante a um quebra-cabeça, com luz em mudança e atmosferas arejadas.

Através da Casa / Jim Caumeron Design - Fotografia de Interiores
© r-vis : kevin nuñez, lance sy, julian patric semilla

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Através da Casa / Jim Caumeron Design" [Through House / Jim Caumeron Design] 17 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1015560/atraves-da-casa-jim-caumeron-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.