Leiria Skatepark / Arquitectura Viva

Leiria Skatepark / Arquitectura Viva - Fotografia de ExteriorLeiria Skatepark / Arquitectura Viva - Imagem 3 de 30Leiria Skatepark / Arquitectura Viva - Imagem 4 de 30Leiria Skatepark / Arquitectura Viva - Imagem 5 de 30Leiria Skatepark / Arquitectura Viva - Mais Imagens+ 25

  • Construção: Wasteland Skateparks
  • Programa / Uso / Função De Construção: Skatepark
  • Cliente: Município de Leiria
  • Cidade: Leiria
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Leiria Skatepark / Arquitectura Viva - Imagem 6 de 30
© Hugo Santos Silva

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Leiria, o Parque Radical de São Romão, com aproximadamente 2 265m2, fazia parte dos lugares esquecidos da cidade de Leiria, apenas utilizado por crianças e, pontualmente, por praticantes de BMX. Tendo sido inaugurado em 2006, o parque apresentava equipamentos obsoletos, desgaste e degradação, provocados pela intensa utilização e pelo envelhecimento natural dos materiais de construção.

Leiria Skatepark / Arquitectura Viva - Imagem 3 de 30
© Hugo Santos Silva
Leiria Skatepark / Arquitectura Viva - Imagem 29 de 30
Planta - Situação
Leiria Skatepark / Arquitectura Viva - Imagem 5 de 30
© Hugo Santos Silva

Nesse contexto, tornou-se imperativa uma intervenção de reabilitação, para atender às necessidades dos praticantes de skate, BMX e patins em linha. O objetivo é, não apenas melhorar as condições de uso, mas também criar um espaço seguro que promova a interação entre diferentes faixas etárias e apoie o desenvolvimento sustentável do desporto e do lazer.

Leiria Skatepark / Arquitectura Viva - Imagem 16 de 30
© Hugo Santos Silva
Leiria Skatepark / Arquitectura Viva - Imagem 30 de 30
Planta
Leiria Skatepark / Arquitectura Viva - Fotografia de Exterior
© Hugo Santos Silva

Ao abordar a requalificação, priorizou-se a preservação das estruturas existentes, minimizando as alterações morfológicas do parque. Para garantir a segurança dos praticantes e promover a fluidez dos movimentos, anularam-se áreas de risco e minimizaram-se pontos de conflito ou choque entre os mesmos. Foram ainda introduzidos novos elementos para aumentar a diversidade de manobras e controlar a velocidade, sem comprometer a segurança dos utilizadores.

Leiria Skatepark / Arquitectura Viva - Imagem 18 de 30
© Hugo Santos Silva

A intervenção seguiu princípios que visam garantir a durabilidade, a segurança e a eficiência na gestão e manutenção do parque. O objetivo é criar um espaço de referência, tanto em termos técnicos quanto visuais, que atenda às necessidades de todos os utilizadores, desde os iniciantes aos profissionais.

Leiria Skatepark / Arquitectura Viva - Imagem 10 de 30
© Hugo Santos Silva

Um dos destaques do parque é a rampa com desenhos de tijolo, que adiciona uma vibração única à experiência de skate. Essa característica, aliada à flexibilidade do espaço e à combinação de diferentes modalidades, torna o Parque Radical de São Romão um destino muito popular para pessoas de todas as idades e origens.

Leiria Skatepark / Arquitectura Viva - Imagem 9 de 30
© Hugo Santos Silva

Mais do que um parque desportivo, o Parque Radical de São Romão é um espaço comunitário que promove a inclusão e a união através do desporto e do lazer.

Leiria Skatepark / Arquitectura Viva - Imagem 19 de 30
© Hugo Santos Silva

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Romão, Leiria, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Leiria Skatepark / Arquitectura Viva" 12 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1015543/leiria-skatepark-arquitectura-viva> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.