Casa da Cascata / Greenbox Design

Casa da Cascata / Greenbox Design - Imagem 2 de 35Casa da Cascata / Greenbox Design - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, JanelaCasa da Cascata / Greenbox Design - Fotografia de Exterior, Pia, BanheiroCasa da Cascata / Greenbox Design - Fotografia de Exterior, FachadaCasa da Cascata / Greenbox Design - Mais Imagens+ 30

Khet Lat Phrao, Tailândia
  • Arquitetos: Greenbox design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  950
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Panoramic Studio
  • Arquiteto Responsável: Surat Pongsupan
  • Equipe De Projeto: Panapong Seetao
  • Arquitetos: Greenbox design
  • Design De Interiores: Kaan Vanapruks
  • Cidade: Khet Lat Phrao
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
Casa da Cascata / Greenbox Design - Imagem 9 de 35
© Panoramic Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com uma área de 560 metros quadrados, o contexto deste lote é formado por apartamentos, escolas e residências. Questionamos como poderíamos projetar esta casa para ser privada, mas ainda conectada ao contexto da cidade, considerando o que afetaria a privacidade do proprietário. Devido às condições do espaço de estar e ao tamanho do terreno, a casa foi projetada verticalmente.

Casa da Cascata / Greenbox Design - Fotografia de Exterior, Fachada
© Panoramic Studio
Casa da Cascata / Greenbox Design - Imagem 27 de 35
Planta - Térreo
Casa da Cascata / Greenbox Design - Fotografia de Interiores, Sofá, Mesa, Cadeira
© Panoramic Studio

A ideia inicial era organizar a acessibilidade, começando pela área pública, semi-pública e privada. A área comum será situada no primeiro nível, enquanto o segundo e terceiro servirão principalmente à família, consistindo em quartos e sala de estar. Dado o entorno densificado e o ruído do tráfego, projetamos a piscina para estar situada no segundo nível, pois é o principal espaço comunitário. A resposta que recebemos, além da acessibilidade contínua através da sala de estar, foi que a cascata poderia escorrer até o primeiro nível. A rocha de ardósia usada para construir a cascata ajuda a reduzir o som da rua. Além disso, quando houver convidados no primeiro nível, este som igualará o volume, impedindo que as atividades da família acima sejam interrompidas.

Casa da Cascata / Greenbox Design - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Fachada
© Panoramic Studio
Casa da Cascata / Greenbox Design - Fotografia de Interiores, Escada, Viga
© Panoramic Studio

Em consideração à privacidade da família e dos vizinhos, projetamos um muro alto e opaco no lado norte. Além de manter a privacidade, o muro reflete a luz solar direta do sul, transformando-a em luz indireta para iluminar os quartos ao longo do dia. O lado que não se adjunta ao vizinho é aberto, pois ainda queremos capturar alguns aspectos do contexto de vida da cidade. Há outras partes da casa onde a paisagem urbana pode ser valorizada e vista conforme desejamos.

Casa da Cascata / Greenbox Design - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia
© Panoramic Studio
Casa da Cascata / Greenbox Design - Imagem 28 de 35
Planta - Primeiro Pavimento
Casa da Cascata / Greenbox Design - Fotografia de Exterior, Pia, Banheiro
© Panoramic Studio

Construímos uma arquitetura clara em cada uma das áreas desta casa. No espaço semi-público, decidimos criar um vazio claro que conecta as áreas internas e externas. Por outro lado, a área privada terá uma aparência massiva, mas ainda fornecerá espaço suficiente para aberturas altas e ventilação. Dada a característica vertical desta casa, localizada em uma zona úmida tropical, descobrimos uma maneira de ventilar a massa de ar tropical de dentro para fora. Introduzimos um funil vertical em muitas partes da casa, pois, naturalmente, o calor se elevará devido à pressão do ar. Isso permite que o calor se mova para cima e seja substituído automaticamente pelo ar de fora.

Casa da Cascata / Greenbox Design - Fotografia de Interiores, Fachada, Concreto
© Panoramic Studio
Casa da Cascata / Greenbox Design - Imagem 35 de 35
Corte
Casa da Cascata / Greenbox Design - Fotografia de Exterior, Fachada, Vidro
© Panoramic Studio

Esperamos que nossa intenção em questionar e resolver os problemas deste projeto forneça conforto para os moradores se ajustarem ao novo contexto da casa. Ao aprender com o contexto, narramos a vida dos moradores para que eles se integrarem perfeitamente ao entorno.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Cascata / Greenbox Design" [The Waterfall House / Greenbox Design] 15 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1015415/casa-da-cascata-greenbox-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.