Casa Sótão / Estúdio Vinicius Macêdo

Casa Sótão / Estúdio Vinicius Macêdo - Fotografia de Exterior, FlorestaCasa Sótão / Estúdio Vinicius Macêdo - Fotografia de Interiores, VigaCasa Sótão / Estúdio Vinicius Macêdo - Fotografia de Interiores, Janela, VigaCasa Sótão / Estúdio Vinicius Macêdo - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaCasa Sótão / Estúdio Vinicius Macêdo - Mais Imagens+ 21

Guaramiranga, Brasil
  • Arquiteto Responsável: Vinicius Macêdo
  • Equipe De Projeto: Gabriel Cardoso, Érika Teixeira, Amanda Sales
  • Construtora: DM Construtora
  • Cidade: Guaramiranga
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Sótão / Estúdio Vinicius Macêdo - Fotografia de Exterior, Floresta
© Felipe Petrovsky

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Sótão está localizada no estado do Ceará, na Serra de Guaramiranga. Essa região é caracterizada por uma grande massa de vegetação da Mata Atlântica, oferecendo um visual singular. O projeto da casa nasce com o intuito de se integrar ao seu entorno natural, amplificando a conexão entre o habitar humano e o que o envolve. O terreno possui uma topografia acentuada, o que impulsiona o projeto a desenvolver-se em dois pavimentos e um sótão. Essa variação proporciona diversas perspectivas do entorno: o térreo se conecta intimamente com o tronco das árvores, o pavimento superior oferece vistas das copas, enquanto o sótão proporciona uma vista deslumbrante sobre elas.

Casa Sótão / Estúdio Vinicius Macêdo - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Felipe Petrovsky
Casa Sótão / Estúdio Vinicius Macêdo - Fotografia de Interiores, Viga
© Felipe Petrovsky

O acesso à casa é feito através da sala, caracterizada por um pé direito duplo que constitui o núcleo central da residência. A partir deste ponto, pode-se acessar o espaço social, onde a área de jantar se integra à cozinha e à varanda, ou adentrar a área íntima, composta por cinco suítes, todas elas equipadas com varanda e desfrutando de diferentes visuais da vegetação circundante. O sótão, concebido com a ideia de ser um refúgio acolhedor, surge como o ponto culminante do projeto arquitetônico. Situado no último pavimento da casa a partir de um trabalho minucioso da estrutura da coberta, proporciona aos moradores da residência uma experiência silenciosa. Com janelas estrategicamente posicionadas, ele oferece vistas panorâmicas das copas das árvores, criando um ambiente de contemplação e relaxamento.

Casa Sótão / Estúdio Vinicius Macêdo - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Viga
© Felipe Petrovsky
Casa Sótão / Estúdio Vinicius Macêdo - Imagem 17 de 26
Planta - Térreo
Casa Sótão / Estúdio Vinicius Macêdo - Imagem 22 de 26
Corte - BB
Casa Sótão / Estúdio Vinicius Macêdo - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Felipe Petrovsky

Para além do cuidado com a espacialidade e funcionalidade, no projeto, foi levado em consideração materiais e mão de obra locais, favorecendo um resultado natural de texturas terrosas, madeira e pedra, que, para além da estética, traz conforto térmico e aconchego ao projeto. Essa escolha favorece um resultado natural e promove uma integração com o entorno, dialogando com a vegetação ao redor.

Casa Sótão / Estúdio Vinicius Macêdo - Imagem 10 de 26
© Felipe Petrovsky

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Sótão / Estúdio Vinicius Macêdo" 10 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1015329/casa-sotao-estudio-vinicius-macedo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.