Refúgio Feline / Atelier RZLBD

Refúgio Feline / Atelier RZLBD - Imagem 2 de 28Refúgio Feline / Atelier RZLBD - Fotografia de Interiores, Sala de EstarRefúgio Feline / Atelier RZLBD - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, SofáRefúgio Feline / Atelier RZLBD - Fotografia de Interiores, Madeira, VigaRefúgio Feline / Atelier RZLBD - Mais Imagens+ 23

Collingwood, Canadá
  • Arquitetos: Atelier RZLBD
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  360
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2024
  • Fotógrafo
    Fotografias:Riley Snelling
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Focus
  • Diretor De Projeto: Reza Aliabadi
  • Colaborador: James Chungwon Park
  • Equipe De Projeto: Katie Wang, Levi Bruce
  • Cidade: Collingwood
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
Refúgio Feline / Atelier RZLBD - Imagem 2 de 28
© Riley Snelling

Descrição enviada pela equipe de projeto. Feline é um chalé de esqui situado em uma bela paisagem rural em Collingwood, Canadá, com vistas para duas montanhas - a Blue Mountain a noroeste e a Osler Bluff a sudoeste - e um pequeno riacho fluindo para a Baía de Georgian na extremidade leste. Em resposta às características ricas e complexas do local e à visão do cliente de um refúgio, o projeto é resolvido em três estruturas discretas - a pública/living/cerimonial ("cabana"), a de transição ("ponte") e a privada/dormitório/funcional ("caverna") - dispostas de oeste para leste, respectivamente, na extremidade norte do terreno.

Refúgio Feline / Atelier RZLBD - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Riley Snelling

A "cabana" é uma grande estrutura cúbica (9m x 9m x 7m), finalizada em madeira tanto por dentro (compensado) quanto por fora (madeira carbonizada). Ela contém apenas uma sala ambiciosa, dedicada exclusivamente aos rituais em torno do fogo e à celebração das vistas para as duas montanhas. A estrutura é rotacionada 45 graus para que as duas janelas triangulares nas paredes oeste possam encarar as duas montanhas perpendicularmente. No interior, a extremidade oeste entre as janelas triangulares é o ponto focal entre todos os ambientes, marcado por uma lareira suspensa do teto.

Refúgio Feline / Atelier RZLBD - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá
© Riley Snelling

Usando uma solução modular, o piso é suscetível a muitas configurações, o que destaca ainda mais a presença inalterável da lareira e as vistas das montanhas. A planta quadrada é dividida diagonalmente, na qual a primeira metade, em direção ao oeste, é de pé-direito duplo, enquanto a segunda metade, em direção à cozinha e à sala de jantar no térreo e o mezanino no segundo andar, são de altura padrão. Sustentados pela estrutura de aço, esses diferentes programas existem como um único espaço fluido, livre de qualquer divisória interna e elementos estruturais. A treliça metálica de grande vão, entre o teto e o mezanino, é a protagonista da estrutura e foi deixada exposta para mostrar a engenhosidade por trás da criação desta sala simples e grandiosa.

Refúgio Feline / Atelier RZLBD - Fotografia de Interiores, Janela
© Riley Snelling

A "caverna", por outro lado, é uma estrutura modular, finalizada em um material contrastante. Seu volume recuado com janelas repetitivas e avanços é resultado da priorização por volumes limpos e lineares nos espaços internos, incluindo marcenaria sob medida. A casa contém entrada, hall, garagem e quatro quartos democráticos no lado sul com banheiros, uma lavanderia e uma sala de apoio no lado norte, com um longo corredor no meio. Os quatro quartos são iguais e modestos em tamanho, com a mesma janela em cada quarto voltada para o sul a fim de oferecer a todos os membros da família o mesmo grau de envolvimento com a casa.

Refúgio Feline / Atelier RZLBD - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Viga
© Riley Snelling
Refúgio Feline / Atelier RZLBD - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Riley Snelling

A "ponte" é uma estrutura longa e estreita contendo uma escada e um corredor que continua desde a "caverna". Ela não só faz a transição entre os espaços públicos e privados, mas também compensa a diferença de nível entre as duas estruturas, que seguem a inclinação existente do terreno, com a "cabana" no nível mais alto.

Refúgio Feline / Atelier RZLBD - Fotografia de Interiores, Cama, Dormitório
© Riley Snelling
Refúgio Feline / Atelier RZLBD - Imagem 21 de 28

Ao dividir a casa em três estruturas, dispostas de oeste para leste na extremidade norte do terreno, e seguindo a topografia existente, a casa adota uma abordagem regional e racional. Primeiramente, permite que todas as três estruturas recebam luz solar direta de forma equitativa ao longo do dia a partir do campo aberto em direção ao sul, otimizando o aquecimento passivo através da massa térmica armazenada no piso de concreto. Ao mesmo tempo, essa localização periférica preserva a paisagem existente tanto quanto possível e mantém a opção de construir estruturas auxiliares ou até mesmo outra casa no futuro, pois o terreno é composto por dois lotes diferentes. O local é avaliado como uma planície de inundação, com Silver Creek na extremidade leste e um canal na extremidade sul da propriedade.

Refúgio Feline / Atelier RZLBD - Fotografia de Interiores
© Riley Snelling

Ao construir a partir da parte mais alta ao norte e ao longo da inclinação existente, a casa mantém a linha de inundação existente, que é a estratégia de construção mais hidrologicamente segura. Ao todo, a casa estabelece uma cultura arquitetônica progressiva, mostrando a possibilidade de construção que é tanto técnica quanto poética, moderna e vernacular.

Refúgio Feline / Atelier RZLBD - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Riley Snelling
Refúgio Feline / Atelier RZLBD - Fotografia de Interiores, Escada, Viga
© Riley Snelling

A casa tem o propósito primitivo de criar um refúgio para a família durante o rigoroso inverno de Collingwood, em harmonia com os ambientes naturais e culturais existentes. Tanto visual quanto metaforicamente, a "cabana" é como uma cabeça com dois olhos penetrantes, a "caverna" um corpo com quatro pernas, e a "ponte" um pescoço que conecta os dois. Elas formam a imagem de um gato deitado no chão, como se um gato gigante, com sua sensibilidade e instinto, tivesse encontrado o lugar mais confortável e seguro para estar - o Feline Chalet.

Refúgio Feline / Atelier RZLBD - Fotografia de Exterior, Janela
© Riley Snelling

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Refúgio Feline / Atelier RZLBD" [Feline Ski Chalet / Atelier RZLBD] 13 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1015312/refugio-feline-atelier-rzlbd> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.