Casa Anel / OFIS Architects

Casa Anel / OFIS Architects - Fotografia de Exterior, Janela, JardimCasa Anel / OFIS Architects - Imagem 3 de 33Casa Anel / OFIS Architects - Imagem 4 de 33Casa Anel / OFIS Architects - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraCasa Anel / OFIS Architects - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos Responsáveis: Rok Oman, Špela Videčnik
  • Equipe De Projeto: Janez Martinčič, Andrej Gregorič, José Navarrete Jiménez, Chiara Girolami, Katharina Felix, Sara Carciotti, Mariangela Fabbri, Ariane Micard
Mais informaçõesMenos informações
Casa Anel / OFIS Architects - Imagem 4 de 33
© Janez Martinčič

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um dos antigos subúrbios de Ljubljana, onde casas burguesas foram construídas durante o período entre guerras, está uma edificação híbrida incomum. A casa original com seu volume cúbico, típico do início do modernismo dos anos 1930, com faixas semicirculares e detalhes escassos se estende em direção ao jardim com sua moderna adição - um volume leve e flutuante. A edificação utiliza as curvaturas dos volumes originais como ponto de partida formal, mas podemos ver em sua expressão a continuidade. Quando clientes e arquitetos se encontraram pela primeira vez, a casa estava longe de sua antiga glória.

Casa Anel / OFIS Architects - Imagem 6 de 33
© Janez Martinčič
Casa Anel / OFIS Architects - Imagem 21 de 33

Uma adaptação nos anos 1980 coroou a cobertura originalmente plana com um telhado inclinado clássico e privou o volume de grande parte de sua antiga elegância. A primeira parte da renovação foi destinada à devolver as qualidades originais da casa. O telhado foi removido e um piso foi adicionado, o qual finaliza organicamente o volume existente. O desafio arquitetônico central da renovação foi a conexão da casa com seu extenso jardim, que é mais do que o dobro do tamanho da casa.

Casa Anel / OFIS Architects - Imagem 10 de 33
© Tomaž Gregorič
Casa Anel / OFIS Architects - Fotografia de Interiores
© Tomaž Gregorič

A casa original não estava funcionalmente conectada ao jardim devido ao seu térreo elevado e relativamente fechado, sem uma saída direta para o jardim. Em resposta a isso, os arquitetos foram muito além das soluções usuais e projetaram um circuito colunar, uma extensão das salas de estar e ao mesmo tempo uma edícula de jardim. A adição é uma espécie de corredor cruciforme, que delimita o jardim e o pátio interno "Zen" mas, ao mesmo tempo, com uma descida gradual, conecta o interior da casa com o jardim aberto na parte sul da propriedade.

Casa Anel / OFIS Architects - Imagem 19 de 33
© Janez Martinčič
Casa Anel / OFIS Architects - Imagem 17 de 33
© Tomaž Gregorič
Casa Anel / OFIS Architects - Imagem 26 de 33

A extensão usa e reinterpreta alguns temas clássicos modernistas, como a promenade arquitetônica, rampas, transparência e planta livre. O percurso circular recém-criado é ampliado em dois espaços com duas ambiências diferentes. Na parte envidraçada da colunata, no eixo visual norte-sul, que atravessa toda a planta entre o acesso e o jardim e assim conecta o antigo e o novo, está localizada uma sala de estar ligeiramente elevada. Logo acima do gramado, de frente para o sul, está um espaço completamente aberto, cercado apenas por pilares e uma cortina.

Casa Anel / OFIS Architects - Fotografia de Interiores, Pilar
© Janez Martinčič
Casa Anel / OFIS Architects - Imagem 15 de 33
© Janez Martinčič

Através do desafiador processo de oito anos, a casa se tornou um exemplo de diálogo lúcido e inteligente entre duas linguagens arquitetônicas - das duas eras -, as quais os arquitetos conectaram em uma composição arquitetônica coerente com um aguçado senso das qualidades ocultas do volume existente.

Casa Anel / OFIS Architects - Imagem 11 de 33
© Janez Martinčič

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Anel / OFIS Architects" [Ring House / OFIS Architects] 12 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1015227/casa-anel-ofis-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.