Residência RNT / StudioCon Arquitetura

Residência RNT / StudioCon Arquitetura - Fotografia de Exterior, FachadaResidência RNT / StudioCon Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de EstarResidência RNT / StudioCon Arquitetura - Fotografia de InterioresResidência RNT / StudioCon Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, VigaResidência RNT / StudioCon Arquitetura - Mais Imagens+ 24

Foz do Iguaçu, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  261
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Eduardo Macarios
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Terracor, Arqvidros, Arqvidros, Bertolucci Iluminação, Ceusa, Decorsol , Decorsol , Enerluz, Enerluz, Fidélis Móveis Planejados, Fidélis Móveis Planejados, Flora Éden Plantas Ornamentais, Flora Éden Plantas Ornamentais, Itakuá Marmoraria, Pisossul Engenharia e Construção, Portinari, Wentz Design, reka iluminacao
  • Arquiteto Líder: Thais Aline Soares
  • Projeto Arquitetônico: Arq. Marcelo Langner, Arq. Aline Helena Barbosa
  • Projeto Executivo De Arquitetura: Arq. Marcelo Langner
  • Acompanhamento Da Execução: Arq. Isabela Bispo
  • Projeto De Interiores E Paisagismo: Studiocon arquitetura - Arqs. Thais Aline Soares e Marcelo Langner
  • Projeto Elétrico, Automação E Fotovoltáico: Polo Engenharia - Eng. Renan Temp
  • Projeto Hidrossanitário: HidroEng. Engenharia Hidráulica - Eng. William Torres
  • Projeto Estrutura De Concreto: Eng. Kilder Lang Machado
  • Projeto Estrutura De Madeira: Amera - Eng. Murilo Negreli
  • Execução: LGE Empreiteira - Eng. Yana Langner Fontoura
  • Administração Da Obras: Studiocon arquitetura - Arq. Marcelo Langner
  • Cidade: Foz do Iguaçu
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência RNT / StudioCon Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Eduardo Macarios

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, a residência foi concebida tendo o conforto térmico e lumínico dos espaços como prioridades. A distribuição dos ambientes se deu pelas necessidades do casal de clientes e pela orientação solar incidente no terreno.

Residência RNT / StudioCon Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Eduardo Macarios
Residência RNT / StudioCon Arquitetura - Imagem 23 de 29
Planta Baixa
Residência RNT / StudioCon Arquitetura - Imagem 21 de 29
© Eduardo Macarios

A fachada principal está localizada a norte, onde fica a via de acesso à garagem, disposta de modo a amenizar a radiação solar advinda da fachada oeste e aumentar a inércia térmica do espaço social, composto pelo hall, salas de estar e jantar, cozinha e área gourmet. Os ambientes sociais recebem iluminação natural pelas esquadrias altas, que são, na maior parte do dia, sombreadas pelos beirais da cobertura do bloco social.

Residência RNT / StudioCon Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Viga
© Eduardo Macarios
Residência RNT / StudioCon Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Eduardo Macarios

Blocos social e íntimo se conectam visualmente pelo pátio interno, onde estão localizadas piscina e área de lazer. Suíte e escritório se opõem a área social, recebendo incidência solar norte. Por meio de simulação computacional, foi definida a largura da marquise dos ambientes, permitindo controle de incidência solar verão/inverno.

Residência RNT / StudioCon Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira
© Eduardo Macarios

A academia, ao lado da suíte, foi orientada a oeste, fazendo a mesma função da garagem, porém contendo esquadria de vidro translúcido que dá vista ao jardim. A fim de sombrear o espaço e promover conforto térmico, foi plantada uma árvore em frente à porta de vidro. Sua posição foi definida por meio de otimização multicritério, que consiste em prever centenas de posições e definir a mais vantajosa de acordo com os critérios pré-estabelecidos: distância da árvore até a parede, incidência de sombra durante o verão, altura e largura ideais da árvore.

Residência RNT / StudioCon Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© Eduardo Macarios
Residência RNT / StudioCon Arquitetura - Imagem 24 de 29
Corte AA
Residência RNT / StudioCon Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira
© Eduardo Macarios

A casa possui sistema de monitoramento do consumo energético de todos os ambientes e conta com medidores de temperatura e umidade que fornecem dados para decisões que maximizem a redução do consumo energético. A materialidade da edificação é demarcada pelo uso da madeira laminada colada e da textura que remete à pintura natural. A maioria das paredes foi construída com tijolos cerâmicos, porém naquelas que receberiam maior incidência solar direta, optou-se em utilizar blocos de concreto celular autoclavado, visando diminuir a transmitância térmica para o interior dos ambientes.

A parede frontal de concreto aparente, que separa os ambientes sociais da via principal, foi moldada in loco e expõe a naturalidade que se buscou expressar na estética edificada. O uso da pedra moledo envolvendo o volume da churrasqueira, que ora é interno e ora externo, conectado ao deck de madeira, que convida à extensão da área social até a piscina, mantém o usuário conectado com o jardim em todo momento.

Residência RNT / StudioCon Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Eduardo Macarios
Residência RNT / StudioCon Arquitetura - Imagem 26 de 29
Isométrica
Residência RNT / StudioCon Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Eduardo Macarios

Tanto o paisagismo quanto os interiores da residência cumprem papéis de coadjuvantes da arquitetura, tão marcante. O jardim se distribui com vegetações nativas, que contam com sistema de irrigação automático e sensor de umidade. O projeto de interiores expõe a pureza que foi buscada ao longo de todo o processo de projeto e execução.

Residência RNT / StudioCon Arquitetura - Imagem 22 de 29
© Eduardo Macarios

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência RNT / StudioCon Arquitetura" 03 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1015195/residencia-rnt-studiocon-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.