Centro de Visitantes Desert X AlUla 2024 / KWY.studio

Centro de Visitantes Desert X AlUla 2024 / KWY.studio - Imagem 2 de 15Centro de Visitantes Desert X AlUla 2024 / KWY.studio - Imagem 3 de 15Centro de Visitantes Desert X AlUla 2024 / KWY.studio - Imagem 4 de 15Centro de Visitantes Desert X AlUla 2024 / KWY.studio - Imagem 5 de 15Centro de Visitantes Desert X AlUla 2024 / KWY.studio - Mais Imagens+ 10

  • Cliente: Royal Commission for AlUla
  • Gestão: Atkins, Saudconsult
  • Equipe: Ricardo Gomes, Luise Marter, Charlie Corciulo and Saaraa Premji Mitha, assisted by Catarina Mendes, Rui Neto
  • Empreiteira: Ansab
  • Cidade: AlUla
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Visitantes Desert X AlUla 2024 / KWY.studio - Imagem 2 de 15
© Colin Robertson

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Visitantes Desert X AlUla 2024 está situado no final de um estreito desfiladeiro, formando um beco sem saída que influenciou tanto a posição do prédio quanto sua organização espacial. Encaixado entre formações rochosas, o edifício proporciona uma vista singular e contínua para o Oeste, em marcante contraste com as paredes do desfiladeiro adjacentes ao Norte, Leste e Sul. Essas vistas dos penhascos estratificados são fundamentais para a experiência do local.

Centro de Visitantes Desert X AlUla 2024 / KWY.studio - Imagem 3 de 15
© Colin Robertson
Centro de Visitantes Desert X AlUla 2024 / KWY.studio - Imagem 4 de 15
© Colin Robertson

O movimento dentro do Centro de Visitantes, indo do deck de chegada no lado Leste até o terraço com vista para o Oeste, segue um caráter processional. Os visitantes são conduzidos através de um percurso que começa no hall de entrada prismático, passando pelo pátio aberto para o céu, e continuando através do hall espelhado, que se abre para uma vista panorâmica. Essa sequência é intuitiva e fácil de seguir, permitindo que os visitantes compreendam a disposição do edifício rapidamente.

Centro de Visitantes Desert X AlUla 2024 / KWY.studio - Imagem 5 de 15
© Colin Robertson

A rotação de 45 graus do pátio cria interseções com saguões amplamente sombreados para o Leste e Oeste, enquanto para o Norte e Sul essa rotação forma entradas para as principais funções do prédio: um café, uma loja e uma sala de eventos. Os espaços resultantes dessa rotação são distintos e oferecem vistas diagonais para a paisagem.

Centro de Visitantes Desert X AlUla 2024 / KWY.studio - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Colin Robertson

Enquanto o eixo principal e as vistas diagonais fornecem orientação espacial, o pátio, paradoxalmente, transmite uma sensação de maior reclusão, ao mesmo tempo em que oferece proteção ao cumprir sua função de sombreamento e proporcionar vislumbres do céu e das maravilhas geológicas ao redor. Dentro do pátio, o horizonte de uma pessoa fica igualmente inclinado a 45 graus, alinhado com o óculo circular.

Centro de Visitantes Desert X AlUla 2024 / KWY.studio - Imagem 9 de 15
© Colin Robertson
Centro de Visitantes Desert X AlUla 2024 / KWY.studio - Imagem 13 de 15
Planta
Centro de Visitantes Desert X AlUla 2024 / KWY.studio - Imagem 11 de 15
© Colin Robertson

O Centro de Visitantes Desert X AlUla 2024 é o terceiro de uma série de estruturas relacionadas. Embora preserve ideias primárias, foi ampliado consideravelmente, conferindo aos espaços interiores uma identidade única e realizando mudanças significativas na disposição do prédio. Diferentemente de suas versões anteriores, a localização isolada da edição de 2024 proporciona vistas mais focadas internamente, criando uma conexão íntima com o entorno imediato. Os visitantes que exploram o Desert X AlUla pela primeira vez já encontrarão suas dimensões adequadas, e aqueles que retornam podem apreciar uma experiência espacial sutilmente distinta, decorrente da rotação do pátio e do reposicionamento de suas aberturas para os cantos.

Centro de Visitantes Desert X AlUla 2024 / KWY.studio - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Colin Robertson
Centro de Visitantes Desert X AlUla 2024 / KWY.studio - Imagem 15 de 15
Elevação
Centro de Visitantes Desert X AlUla 2024 / KWY.studio - Imagem 6 de 15
© Colin Robertson

Certas características foram aprimoradas na edição de 2024 - a solidez aparente herdada da referência de Hegra de 2020 é mais proeminente, e a experiência de entrada no pátio foi refinada ainda mais: em 2020, era apenas um corredor simples; em 2022, uma transição através de pátios adjacentes; já em 2024, um amplo saguão que inicialmente guia e, finalmente, enquadra uma vista panorâmica monumental.

Centro de Visitantes Desert X AlUla 2024 / KWY.studio - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Colin Robertson

Nossa jornada com AlUla desde 2019 tem sido incrível, testemunhando empreendimentos impressionantes ao longo dos anos. O Desert X AlUla tornou-se uma referência, e nos sentimos honrados por fazer parte de sua história. Desde o bem-sucedido projeto inicial em 2020 até a transformação natural em 2022, o processo de 2024 foi o mais colaborativo até o momento, refletindo o respeito mútuo e a apreciação cultivada ao longo do tempo. Foi um privilégio compartilhar e colaborar nesta série de experimentos espaciais tranquilos, contribuindo para a renovação vibrante de AlUla e nos tornando cidadãos humildes deste lugar único.

Centro de Visitantes Desert X AlUla 2024 / KWY.studio - Fotografia de Interiores
© Colin Robertson

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:AlUla Arábia Saudita

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Visitantes Desert X AlUla 2024 / KWY.studio" [Desert X AlUla 2024 Visitor Centre / KWY.studio] 08 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1015172/centro-de-visitantes-desert-x-alula-2024-kwtudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.