Recuperação de casa em Ovar / Nelson Resende Arquitecto

Recuperação de casa em Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, FachadaRecuperação de casa em Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, PiaRecuperação de casa em Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Fotografia de Interiores, Porta, JanelaRecuperação de casa em Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Fotografia de Exterior, Iluminação, Fachada, JanelaRecuperação de casa em Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Mais Imagens+ 37

Mais informaçõesMenos informações
Recuperação de casa em Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Tijolo, Fachada
© Tripé

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa intervencionada apresenta uma localização privilegiada atendendo não só à sua centralidade relativamente à cidade de Ovar como também à sua implantação estratégica, com a rua Alexandre Herculano garantindo o acesso principal a poente e o seu logradouro a nascente, com acesso directo para o parque urbano.

Recuperação de casa em Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Fotografia de Exterior, Iluminação, Fachada, Janela
© Tripé

A casa assume, neste contexto, uma espécie de dualidade, resultado do seu alçado principal, mais formal, relacionado com a malha urbana e ao seu alçado posterior, logradouro incluído, relacionado com o parque da cidade. Essa dualidade tem paralelismo no maior cuidado dos espaços mais formais junto à rua e no menor cuidado nos espaços mais improvisados no logradouro tardoz.

Recuperação de casa em Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Viga, Cadeira
© Tripé
Recuperação de casa em Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Imagem 11 de 42
© Tripé

A situação encontrada antes da intervenção, revelava uma ocupação desconfortável, que se foi adaptando às limitações físicas impostas pela compartimentação menos bem resolvida e simultaneamente uma evolução adaptativa que corresponderia, possivelmente, a critérios de uso diferentes dos que estiveram na génese da casa.

Recuperação de casa em Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Fotografia de Interiores
© Tripé

A intervenção permitiu pensar na casa como um todo e por isso a análise, mais imparcial e menos agarrada à história da casa e às memórias que aqui se foram acumulando, fruto da análise complementar que o levantamento arquitectónico permitiu fazer, traduziu-se nas seguintes melhorias:  redução da compartimentação interior, tornando os espaços mais fluidos e polivalentes, reduzindo a sensação de interiorização sentida nalguns deles e introduzindo algumas fenestrações para melhoria da ventilação e iluminação naturais; maior adequação à proporção entre áreas e usos atribuídos; criação de uma escada interior entre todos os pisos, através de um elemento mais proporcionado e capaz, sensivelmente ao centro da casa; garantir maior coerência visual e formal dos elementos constitutivos da nova intervenção, garantir maior proximidade do espaço interior com  o espaço de logradouro, atribuindo mais valências e usos aos espaços de apoio exterior; permitir simultaneamente uma polivalência de usos dos vários espaços e, paralelamente, se pretendido, autonomia do piso do sótão ou do piso da cave em relação aos restantes pisos da casa; A intervenção procurou, ainda, pela introdução de todas as novas infraestruturas, garantir uma actualização completa da forma como o espaço é lido e vivido, atendendo às novas necessidades sentidas assim como às condições de conforto requeridas.

Recuperação de casa em Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Fotografia de Interiores, Viga
© Tripé
Recuperação de casa em Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Imagem 36 de 42
Seção

Assim, a intervenção, longe de procurar mimetismos, procurou através do rigor construtivo e da viabilidade de usos que almejava atingir, a justificação plausível para a sua própria existência, numa tensão provocada entre as coisas que resistiram e as que foram criadas, nesse diálogo permanente que põe em confronto modos de fazer e pensar distantes entre si por mais de um século.

Recuperação de casa em Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Fotografia de Interiores, Porta
© Tripé

O resultado desse diálogo, dessa justaposição, é a prova de validade de tudo o que subsistiu, mas também de tudo o que, por uma razão ou por outra veio a ser construído.

Recuperação de casa em Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Fachada
© Tripé

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Recuperação de casa em Ovar / Nelson Resende Arquitecto" 06 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1015116/recuperacao-de-casa-em-ovar-nelson-resende-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.