Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects

Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects - Imagem 2 de 41Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects - Fotografia de Interiores, Janela, CadeiraCasa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects - Imagem 4 de 41Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects - Imagem 5 de 41Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects - Mais Imagens+ 36

Kadirur, Índia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  680
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Tostem India, ACE, ATOMBERG, Asian Paints, B Life, Cedar Homes, Dtale, Elica, Flamed Granite, Galtex, Grohe, Hettich, Home RUs, Ikea, Jaquar, Jotun, KAAF, Kalinga Stones, LIXIL , +11
  • Arquitetos Responsáveis: RenyLijo, Lijo Jos
  • Equipe De Projeto: Dhanayan KS, Mohamed Shamel, Alfred Francis, Bibin Jacob, Dinesh D
  • Estrutura: Rosemy George
  • Engenharia Civil: Manojkumar Velickath, Ratheeshan K
  • Supervisão: Sanosh A K
  • Elétrica E Hidráulica: Vinod Kumar
  • Estrutura Metálica: Rajesh K
  • Pisos: Shamjith Kadirur
  • Mural Artístico: Nandakumar Raghavan
  • Pintura: VK Satheeshan
  • Cidade: Kadirur
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Turtle Arts Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. Imersa dentro do abraço cativante de um clima tropical quente e úmido, esta casa combina harmoniosamente a vida interna e externa. Situada em Kadirur, Índia, em meio ao calor escaldante, chuvas incessantes de monção e vegetação exuberante, esta casa exemplifica a arte de dialogar com a natureza. Pátios, bolsões de paisagens e características biofílicas se integram facilmente à casa, transformando o ato de habitar em uma experiência holística de bem-estar.

Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects - Imagem 2 de 41
© Turtle Arts Photography
Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects - Imagem 9 de 41
© Turtle Arts Photography

A área construída de 678 metros quadrados desta casa tomou forma através de negociações meticulosas, levando em consideração os contornos irregulares do terreno, a presença de árvores de porte médio e grande, uma sutil inclinação nordeste e sua acessibilidade a partir de duas ruas principais - uma para o leste e outra para o sul. A intrincada interação desses elementos naturais e físicos, juntamente com fatores como o caminho do sol e variações sazonais nos padrões de vento, informaram precisamente o posicionamento da casa. A seção principal da casa foi estrategicamente posicionada em direção ao norte do terreno, ao longo do seu eixo leste-oeste, para minimizar o ganho de calor solar e melhorar a privacidade.

Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira
© Turtle Arts Photography
Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects - Imagem 34 de 41
Corte
Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Turtle Arts Photography

A casa pode ser dividida em quatro zonas, com três no térreo, abrangendo três níveis, alinhando-se com a topografia natural do terreno e minimizando a necessidade de escavação extensa.

Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects - Imagem 11 de 41
© Turtle Arts Photography
Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects - Imagem 4 de 41
© Turtle Arts Photography

A primeira zona compreende a área de estar formal com seu hall e espaço de estar ao ar livre, distinto da estrutura principal e separado por um pátio ajardinado e um espaço central pavimentado aberto. A garagem, embora fisicamente separada, é considerada parte da primeira zona. Este bloco está conectado à segunda zona por meio de uma rampa interna no hall que facilita o acesso aos níveis do terreno em mudança e oferece uma entrada alternativa levando diretamente à garagem.

Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Turtle Arts Photography
Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Fachada
© Turtle Arts Photography
Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects - Imagem 32 de 41
Corte

Ao entrar na segunda zona, você encontrará uma sala de estar familiar aberta e uma área de jantar conectada de forma transparente à paisagem externa. Um pátio interno dentro desta zona aprimora a ventilação cruzada e a circulação. Para privacidade, a cozinha e suas áreas relacionadas estão discretamente escondidas, com conexões para o pátio de refeições de um lado e para o pátio de entrada principal do outro, facilitando o acesso à garagem e ao jardim frontal.

Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© Turtle Arts Photography
Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Turtle Arts Photography

A terceira zona consiste em três quartos, uma área de pooja/oração e um pátio adjacente, todos acessíveis por meio de um corredor privado. Para atender àqueles com dificuldades de mobilidade, um dos quartos é convenientemente posicionado no mesmo nível que a área social. Cada um desses quartos é acessado por um hall que serve como closet e se conecta a um pátio interno aberto para o céu. Esses quartos e seus banheiros oferecem aos moradores a chance de desfrutar dos ventos refrescantes do sudoeste e da beleza das chuvas de monção.

Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Arco
© Turtle Arts Photography
Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects - Fotografia de Interiores, Sofá, Janela, Viga
© Turtle Arts Photography

A escada convenientemente localizada na entrada do bloco principal fornece acesso ao andar superior. Este andar inclui a sala de entretenimento, que também funciona como um espaço familiar, e o quarto principal, que se estende para um lounge semiaberto e incorpora um closet juntamente com um banheiro. O primeiro andar, exposto aos elementos, está envolto em uma tela protetora feita de blocos de terracota que são elegantemente acomodados em uma estrutura tubular metálica vertical. Esta tela envolve todo o primeiro andar, protegendo-o do sol intenso e da chuva, ao mesmo tempo que oferece uma passagem privada acessível desde todos os quartos.

Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Turtle Arts Photography
Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects - Imagem 33 de 41
Corte
Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects - Imagem 28 de 41
© Turtle Arts Photography

A forma arquitetônica do volume possui significado e gera interesse em toda a parte externa da casa, refletindo principalmente os volumes internos e oferecendo pistas sobre os interiores. Em contraste com as paredes sinuosas e expressivas apresentadas na "Casa The Running Wall", projetada pelos arquitetos para o irmão do proprietário, as paredes de pedra nesta residência exalam uma presença robusta e sólida em todo o projeto. Elas são projetadas para fora do volume em alguns lugares formando recuos dentro da paisagem, proporcionando isolamento e privacidade. A casa estende graciosamente seus espaços de estar para o exterior, mesclando perfeitamente os reinos internos e externos. Empregando uma mistura harmoniosa de materiais leves e substanciais, seu design linear e limpo encontra um contraponto nos numerosos pátios perfeitamente entrelaçados na estrutura, com cada um dos cômodos principais no térreo se abrindo para áreas externas ajardinadas, pátios internos abertos para o céu ou, em alguns casos, ambos. Esses pátios servem como pontos focais que conectam e difundem os espaços, imbuindo a casa com um senso deliberado de leveza enquanto dialoga com o ambiente natural circundante.

Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Turtle Arts Photography

Os interiores desta casa foram meticulosamente projetados para se integrar perfeitamente com a estética geral. Os móveis e decoração exalam uma simplicidade encantadora, e para adicionar um toque pessoal, fotografias de arte fina do irmão do proprietário adornam as paredes. A seleção cuidadosa de materiais e cores, tanto dentro quanto fora, como pedra, madeira, concreto exposto e mais, confere um profundo senso de aconchego. O paisagismo também foi gerenciado com sensibilidade para aprimorar a atmosfera desejada com uma intervenção cuidadosa que envolve a integração de várias plantas nativas e árvores ao lado das existentes.

Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects - Imagem 6 de 41
© Turtle Arts Photography
Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects - Imagem 40 de 41
Maquete

Esses elementos ancoram firmemente a casa em seu entorno natural, evocando uma paleta tradicional que dialoga com o contexto distintivo do norte de Kerala. A linguagem empregada no projeto é inegavelmente moderna, mas a alma desta casa permanece profundamente regional.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Muralha Estóica / LIJO RENY architects" [The Stoic Wall Residence / LIJO RENY architects] 04 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1015038/casa-da-muralha-estoica-lijo-reny-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.