Museu Norueguês de Esqui / Snøhetta

Museu Norueguês de Esqui / Snøhetta - Imagem 2 de 23Museu Norueguês de Esqui / Snøhetta - Imagem 3 de 23Museu Norueguês de Esqui / Snøhetta - Imagem 4 de 23Museu Norueguês de Esqui / Snøhetta - Fotografia de Interiores, Cozinha, Iluminação, Cadeira, VigaMuseu Norueguês de Esqui / Snøhetta - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Snøhetta
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  525
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2024
  • Fotógrafo
    Fotografias:Thomas Ekström
  • Executivo Fachada Em Madeira E Interior: Hoff snekkerverksted
  • Fornecedor Construção Em Madeira E Fachada: Moelven
  • Fachada De Vidro: Glass365
  • Arquiteto De Exposições: SixSides
  • Empreendedor: Veidekke AS
  • Cidade: Oslo
  • País: Noruega
Mais informaçõesMenos informações
Museu Norueguês de Esqui / Snøhetta - Imagem 2 de 23
© Thomas Ekström

Descrição enviada pela equipe de projeto. Originalmente ofuscado pela grandiosidade do trampolim de esqui Holmenkollen, após sua última atualização em 2010, o Museu do Esqui passou por um processo transformador para ser trazido de volta à luz. Ao desmontar uma parte do volume sob a área de salto e introduzir uma nova extensão e entrada, o museu agora ostenta acessibilidade aprimorada e uma identidade distinta.

Museu Norueguês de Esqui / Snøhetta - Fotografia de Exterior
© Thomas Ekström
Museu Norueguês de Esqui / Snøhetta - Fotografia de Exterior
© Thomas Ekström

A visibilidade na arena de esqui é importante para o museu. Portanto, era crucial que a nova entrada se destacasse da construção existente e tirasse o museu da sombra. Como a própria estrutura de salto e os volumes associados são caracterizados por superfícies como concreto, aço, pedra e cores escuras, era natural contrastá-lo com materiais mais suaves e mais quentes.

Museu Norueguês de Esqui / Snøhetta - Imagem 7 de 23
© Thomas Ekström
Museu Norueguês de Esqui / Snøhetta - Imagem 3 de 23
© Thomas Ekström

Uma estrutura com 1207 peças de madeira. Central para o conceito de projeto era recuperar a proeminência do museu na arena de esqui. A fachada, uma impressionante mistura de vidro e tábuas de pinus norueguês, inspirada no tradicional material de esqui, serve como um farol para os visitantes. Uma parede de vidro de cinco metros de altura é parcialmente coberta com 1207 peças de madeira meticulosamente posicionadas, reminiscentes das icônicas cercas da região.

Museu Norueguês de Esqui / Snøhetta - Imagem 8 de 23
© Thomas Ekström

A fachada guia os hóspedes em direção à entrada, criando um pátio acolhedor. A forma orgânica permite a entrada e saída de luz, conferindo ao volume uma identidade única e criando um filtro visual entre o interior e o exterior. Antes da entrada, o revestimento revela a porta frontal com um movimento ondulado.

Museu Norueguês de Esqui / Snøhetta - Imagem 15 de 23
© Thomas Ekström
Museu Norueguês de Esqui / Snøhetta - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Thomas Ekström

As ripas são cortadas para minimizar o desperdício e, portanto, têm comprimentos diferentes em toda a fachada - de 2,5 a 5 metros. No total, o revestimento consiste em 4.000 metros lineares de madeira de pinus.

Museu Norueguês de Esqui / Snøhetta - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Viga
© Thomas Ekström

A suavidade encontra a rigidez. Os massivos pilares de concreto que sustentam a estrutura do salto são, naturalmente, visíveis desde dentro da nova extensão. Estruturas de madeira laminada colada servem como elementos principais do novo volume, gerando um ponto de encontro direto entre os materiais existentes e rígidos e os novos e mais suaves. A densidade das ripas de madeira da fachada aumenta na extremidade norte do volume para que o filtro funcione como sombreamento. Quando o sol está brilhando, a luz passa pela fachada e lança sombras no piso de ardósia. Durante a noite o efeito é invertido.

Museu Norueguês de Esqui / Snøhetta - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© Thomas Ekström

Uma vez que o espaço do museu é escavado nas rochas, com paredes de concreto e pisos de ardósia, o interior do saguão é projetado para contrastar com isso - como uma cabana aconchegante que você entra depois de um dia na floresta. A seleção de materiais é mantida a um mínimo, e as cores dos móveis são retiradas da vida norueguesa - os anoraks vermelhos clássicos, a floresta de abetos verdes e a neve branca.

Museu Norueguês de Esqui / Snøhetta - Fotografia de Interiores, Cozinha, Prateleira, Viga
© Thomas Ekström

Uma homenagem aos Jogos Olímpicos de 1952. O mobiliário fixo e as mesas de bar são feitos de compensado de pinus com superfícies de linóleo vermelho. As cadeiras estofadas e o sofá são revestidos com lã norueguesa. As mesas cúbicas são feitas à mão pelo cliente Skiforeningen, com pinus bruto da floresta ao redor de Holmenkollen. As luminárias continuam o movimento do revestimento através da fachada de vidro para o norte e também foram exclusivamente projetadas.

Museu Norueguês de Esqui / Snøhetta - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão
© Thomas Ekström

A nova área do café, diretamente sob a estrutura de salto, leva a um espaço de jantar ao ar livre com vista para a cidade. Seu o interior é inspirado nas cores dos anos 1950, uma homenagem a área de salto de esqui original e aos Jogos Olímpicos de Inverno em Oslo em 1952. A paleta de cores azul-turquesa foi encontrada em cartazes antigos das Olimpíadas. O verso do sofá revestido de tecido funciona como uma superfície acústica, mostrando uma variedade de azuis, desde o frio, quase branco, céu de inverno até um rico azul meia-noite.

Museu Norueguês de Esqui / Snøhetta - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Thomas Ekström

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kongeveien 5, 0787 Oslo, Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu Norueguês de Esqui / Snøhetta" [Norwegian Ski Museum / Snøhetta] 03 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014978/museu-noruegues-de-esqui-snohetta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.