SOLO luminosa / CONTRA arquitetura

SOLO luminosa / CONTRA arquitetura - Fotografia de InterioresSOLO luminosa / CONTRA arquitetura - Imagem 3 de 25SOLO luminosa / CONTRA arquitetura - Imagem 4 de 25SOLO luminosa / CONTRA arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, MadeiraSOLO luminosa / CONTRA arquitetura - Mais Imagens+ 20

  • Arquiteto Líder: Candice Ames e Luísi Fajardo
  • Setor De Projetos: Laís Porcino, Mayara Gessie, Alessandra Damasceno, Luca Ames
  • Equipe De Obra: Marquinhos
  • Programa: Cabana com 2 suítes, mezanino, lavabo, sala integrada com cozinha, deck e ofurô
  • Cidade: Luminosa
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
SOLO luminosa / CONTRA arquitetura - Fotografia de Exterior, Floresta
© Vitor Hugo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Solo Luminosa é o primeiro projeto do SOLO, uma rede de hospedagens na natureza. Com a arquitetura assinada pelo CONTRA, a rede tem como pilares principais a natureza remota e arquitetura biocontemporânea.

SOLO luminosa / CONTRA arquitetura - Imagem 15 de 25
© Vitor Hugo

Imersa em uma cidadezinha chamada Luminosa, na Serra da Mantiqueira, a cabana de 140m² fica semienterrada entre um olival e a vista intocada que se estende no horizonte de montanhas.

SOLO luminosa / CONTRA arquitetura - Imagem 20 de 25
Planta - 1° Pavimento

Arquitetura Biocontemporânea é um conceito criado e desenhado pelo próprio solo. Nossas cabanas se conectam e se camuflam com a paisagem através de uma releitura das tradições locais de construção, bioconstrução, design contemporâneo e tecnologias sustentáveis.

SOLO luminosa / CONTRA arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira
© Vitor Hugo

Materialidade
Terra, pedra e madeira em diversos usos, formatos e acabamentos.
Apoiado em toras de eucalipto e terra, o telhado acompanha a formação montanhosa da Serra da Mantiqueira. O coração da casa é uma parede de 7m de altura e 50cm de espessura de taipa de pilão. De um lado abriga o pé direito duplo da sala, e do outro, e as duas suítes.

SOLO luminosa / CONTRA arquitetura - Fotografia de Interiores
© Vitor Hugo

De demolição, carbonizada, itaúba, cumaru, eucalipto, utilizamos madeira de diversos tipos e aplicações. Desde o revestimento de piso, paredes e forro até o mobiliário desenhado por nós.

SOLO luminosa / CONTRA arquitetura - Imagem 4 de 25
© Vitor Hugo

Catada no entorno do terreno, a pedra do mato bruta e sem rejuntes reveste a parede estrutural que divide a casa do terreno em toda sua extensão. As pedras acompanham o pé direito duplo da casa, desde o mezanino até o hall, culminando no lavabo enterrado, que recebeu um túnel de pedras soltas para permitir a entrada de luz natural.                                                                                                                         

SOLO luminosa / CONTRA arquitetura - Imagem 8 de 25
© Vitor Hugo

Integração com a natureza
Um dos traços mais fortes da nossa arquitetura é a incessante tentativa de derrubar as barreiras entre arquitetura e natureza e ao mesmo tempo camuflar as nossas geometrias no entorno selvagem.

SOLO luminosa / CONTRA arquitetura - Imagem 22 de 25
Corte

No Solo Luminosa, a fachada de madeira carbonizada à primeira vista esconde metade da nossa arquitetura na encosta. A única abertura fica por conta do window seat, um cantinho de leitura que permite espiar através do pé direito duplo da casa até as montanhas do outro lado, e deixa entrar o sol da manhã nos dias mais frios.

SOLO luminosa / CONTRA arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Janela
© Vitor Hugo
SOLO luminosa / CONTRA arquitetura - Imagem 3 de 25
© Vitor Hugo

Enquanto isso, do outro lado, toda a fachada é envidraçada para o pôr do sol colorido das montanhas, abrindo toda a casa como uma grande varanda.

SOLO luminosa / CONTRA arquitetura - Fotografia de Interiores
© Vitor Hugo

Design
Desde a arquitetura até o desenho de mobiliários e decoração, estamos presentes em todas as etapas do processo para finalizar cada solo.

SOLO luminosa / CONTRA arquitetura - Imagem 25 de 25
Isometrica

Desenhamos peças autorais que estão espalhadas em cada cantinho da casa. Interruptores, portas, mesas e até mesmo guardanapos. Garimpamos pelo Brasil e ao redor do mundo peças que traduzem a nossa essência. Sejam elas torneiras, antiguidades em latão e design assinado. Cuidamos de todos os detalhes.

SOLO luminosa / CONTRA arquitetura - Fotografia de Exterior
© Vitor Hugo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Luminosa, Brazópolis - MG, 37530-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "SOLO luminosa / CONTRA arquitetura" 13 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014947/solo-luminosa-contra-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.