Casa Tela / Kiron Cheerla Architecture Design

Casa Tela / Kiron Cheerla Architecture Design - Fotografia de Exterior, Fachada, CorrimãoCasa Tela / Kiron Cheerla Architecture Design - Imagem 3 de 34Casa Tela / Kiron Cheerla Architecture Design - Fotografia de Interiores, Janela, VigaCasa Tela / Kiron Cheerla Architecture Design - Imagem 5 de 34Casa Tela / Kiron Cheerla Architecture Design - Mais Imagens+ 29

Hyderabad, Índia
  • Arquiteto Responsável: Kiron Cheerla
  • Cidade: Hyderabad
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Tela / Kiron Cheerla Architecture Design - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Madeira, Iluminação, Cadeira, Viga
© Vivek Eadara

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno em questão, situado ao lado de um parque exuberante, apresentou uma oportunidade para o cliente e o arquiteto aproveitarem totalmente o seu entorno natural. Desenhado para se integrar perfeitamente ao ambiente, o projeto utiliza materiais simples e naturais. Optar pela técnica de carbonização da madeira para a parte exterior apresenta uma dupla conquista: a madeira queimada se integra visualmente à paisagem, e a escala do material complementa a arquitetura circundante. Além disso, a camada carbonizada oferece durabilidade e baixa manutenção. Essa tela oferece separação visual dos edifícios vizinhos e também bloqueia efetivamente a luz solar intensa ao integrar o paisagismo.

Casa Tela / Kiron Cheerla Architecture Design - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© Vivek Eadara
Casa Tela / Kiron Cheerla Architecture Design - Imagem 3 de 34
© Vivek Eadara

Ao longo do projeto, o foco foi criar espaços expansivos e volumosos para promover uma sensação de abertura e permeabilidade. Isso foi alcançado ao maximizar as vistas lineares ao longo do eixo L-O, e incorporar bastante vegetação. As vistas leste e oeste inspiraram conversas detalhadas sobre o tamanho das janelas. O cliente optou por janelas maiores na direção oeste. Para proteger do sol e da chuva, uma saliência no telhado voltada para o oeste se estende quase 3 metros. A porta de correr oeste possui venezianas operáveis para ventilação ajustável e privacidade, ideal para as noites e/ou períodos de ausência. 

Casa Tela / Kiron Cheerla Architecture Design - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Vivek Eadara
Casa Tela / Kiron Cheerla Architecture Design - Imagem 30 de 34
Planta - Térreo
Casa Tela / Kiron Cheerla Architecture Design - Imagem 20 de 34
© Vivek Eadara

O projeto priorizou a integração com o paisagismo. Os volumes de concreto na base funcionaram como muros de contenção, elevados para o plantio nos níveis superiores. Isso criou um corredor de vistas, oferecendo proteção solar e uma conexão direta com o entorno natural. Um pátio aberto, solicitado pelo cliente, integra áreas de jantar e estar. A pedra bruta define sutilmente o espaço, enquanto os painéis de vidro operáveis acima fornecem ventilação e proteção contra chuva. A abordagem colaborativa entre o cliente e a equipe de projeto contribuiu significativamente para o caráter e a atmosfera final do volume. 

Casa Tela / Kiron Cheerla Architecture Design - Imagem 5 de 34
© Vivek Eadara
Casa Tela / Kiron Cheerla Architecture Design - Imagem 10 de 34
© Vivek Eadara

Encontrando um equilíbrio entre o design e os desejos do cliente, a casa possui um nível principal com um pé-direito cuidadosamente proporcional, maximizando o espaço sem sacrificar a intimidade. Vigas ocultas contribuem para uma estética limpa, enquanto as lajes no nível superior criam um jardim exuberante visível desde vários cômodos. Floreiras em toda a casa integram a natureza de forma harmoniosa na arquitetura. 

Casa Tela / Kiron Cheerla Architecture Design - Imagem 18 de 34
© Vivek Eadara
Casa Tela / Kiron Cheerla Architecture Design - Imagem 32 de 34
Corte 01
Casa Tela / Kiron Cheerla Architecture Design - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, Janela
© Vivek Eadara

Uma mesa personalizada interna prioriza tanto a acessibilidade quanto a versatilidade, servindo diversas funções além das refeições. Seu design único, com bases de concreto, seções em "I" e madeira, oferece economias substanciais enquanto garante durabilidade por meio de uma distribuição eficiente de peso. 

Casa Tela / Kiron Cheerla Architecture Design - Imagem 8 de 34
© Vivek Eadara
Casa Tela / Kiron Cheerla Architecture Design - Imagem 29 de 34
Planta - Subsolo
Casa Tela / Kiron Cheerla Architecture Design - Imagem 17 de 34
© Vivek Eadara

O projeto emprega materiais básicos como granito, madeira, aço, concreto e vidro, cuidadosamente selecionados por sua compatibilidade e capacidade de cultivar uma determinada atmosfera. Essa abordagem prioriza uma atmosfera coesa e surpreendente. Por exemplo, o aço com concreto ou madeira cria experiências sensoriais distintas ao mesmo tempo em que contribui para uma estética global coesa. Essa abordagem equilibra a visibilidade com um senso de fluidez, promovendo uma experiência harmoniosa em toda a casa.

Casa Tela / Kiron Cheerla Architecture Design - Fotografia de Exterior, Janela
© Vivek Eadara

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Tela / Kiron Cheerla Architecture Design" [Screen House / Kiron Cheerla Architecture Design] 31 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014852/casa-tela-kiron-cheerla-architecture-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.