Casa PAYZ / Alors Studio

Casa PAYZ / Alors Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoCasa PAYZ / Alors Studio - Fotografia de Exterior, PortaCasa PAYZ / Alors Studio - Fotografia de Interiores, PrateleiraCasa PAYZ / Alors Studio - Imagem 5 de 29Casa PAYZ / Alors Studio - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: Alors Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  FLOS, Schüco
  • Arquitetos Responsáveis: Baptiste Fleury, Camille Marchal
  • Cidade: Payzac
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Casa PAYZ / Alors Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Anne-Sophie Soudoplatoff

Descrição enviada pela equipe de projeto. Les Blanches de Payzac está localizada em uma pequena aldeia no sul de Ardèche, França, onde a construção tradicional ainda predomina. A casa existente, originalmente construída em 2007, contrasta com esta arquitetura vernacular. Estabelecendo-se em um terreno privilegiado e isolado, a casa tece uma relação próxima e forte entre a natureza e a arquitetura. Voltada voluntariamente para a grande paisagem, suas janelas de vidro oferecem vistas generosas para oliveiras, pinheiros e plantas aromáticas, enquanto suas fachadas de concreto lembram as rochas do entorno e a tradição de manter muros de pedra seca que compõem esta paisagem bela e contrastante.

Casa PAYZ / Alors Studio - Fotografia de Exterior, Porta
© Anne-Sophie Soudoplatoff
Casa PAYZ / Alors Studio - Fotografia de Exterior
© Anne-Sophie Soudoplatoff

Originalmente construída para ser uma casa de férias, sua planta é composta por três unidades independentes que abrigam as diferentes funções da casa conectadas apenas por um caminho externo. A extensão pretende proporcionar um uso mais funcional da casa no dia a dia. O projeto estabelece uma nova entrada e conecta, através de um longo corredor, os dois principais blocos existentes. Aproveitando esta nova distribuição, o projeto desenvolve espaços internos adicionais ao longo deste corredor.

Casa PAYZ / Alors Studio - Imagem 13 de 29
© Anne-Sophie Soudoplatoff
Casa PAYZ / Alors Studio - Fotografia de Exterior, Floresta
© Anne-Sophie Soudoplatoff
Casa PAYZ / Alors Studio - Imagem 26 de 29
Planta

Dois novos quartos e um banheiro são adicionados, enquanto um espaço de leitura ocupa o vazio preenchido pela intervenção. O projeto, que ocorre na parte posterior da casa existente, recria uma atmosfera mais íntima. No oposto das fachadas existentes que oferecem vistas para o horizonte, o projeto olha para trás, abrindo novas perspectivas para um panorama diferente. Ele estabelece uma nova forma de interioridade e propõe redescobrir uma natureza anteriormente negligenciada. As amplas aberturas emolduram as paredes de pedra seca existentes, enquanto a laje em balanço e o corredor de concreto evocam os terraços inclinados nos arredores e enfatizam as perspectivas.

Casa PAYZ / Alors Studio - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Anne-Sophie Soudoplatoff
Casa PAYZ / Alors Studio - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Anne-Sophie Soudoplatoff

Os quartos, voltados um para o outro, são articulados em torno de um pátio. Os bancos de madeira embutidos ao longo das janelas oferecem áreas contemplativas. Acima deles, as cortinas marrons filtram a luz do pátio e trazem notas coloridas para os tons de cinza do piso e teto. O uso geral de superfícies ásperas de concreto é equilibrado e suavizado por elementos de madeira, conferindo calor ao ambiente como um todo. Do exterior, a adição é quase invisível.

Casa PAYZ / Alors Studio - Imagem 19 de 29
© Anne-Sophie Soudoplatoff
Casa PAYZ / Alors Studio - Imagem 5 de 29
© Anne-Sophie Soudoplatoff

A casa permanece a mesma, enfrentando a paisagem com suas formas tranquilas. A entrada principal na nova fachada de concreto é destacada por uma imponente porta de aço e uma forma redonda de concreto emergindo do piso mineral. A laje em balanço na frente, oferecendo abrigo durante a estação chuvosa, torna-se um elemento acolhedor que reforça a ideia de um lar. Ao unir um novo bloco aos outros, a casa finalmente encontra sua completude.

Casa PAYZ / Alors Studio - Imagem 8 de 29
© Anne-Sophie Soudoplatoff

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa PAYZ / Alors Studio" [PAYZ House / Alors Studio] 30 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014763/casa-payz-alors-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.