Casa AV / Rob Da Fré Arquitetura

Casa AV / Rob Da Fré Arquitetura - Fotografia de Exterior, FachadaCasa AV / Rob Da Fré Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, CadeiraCasa AV / Rob Da Fré Arquitetura - Imagem 4 de 35Casa AV / Rob Da Fré Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, CadeiraCasa AV / Rob Da Fré Arquitetura - Mais Imagens+ 30

Garibaldi, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  348
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ezequiele Panizzi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Coral, Deca, Duraflour, Portinari, Zen Design
  • Arquiteto Responsável: Roberson Da Fré
  • Projeto Estrutural: Claudio Possa
  • Projetos Complementares: HR Pro - Engenharia
  • Execução Da Obra: Nathalia Tosi
  • Cidade: Garibaldi
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa AV / Rob Da Fré Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ezequiele Panizzi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um refúgio em meio a mata fechada. Foi assim que nasceu o projeto da Casa AV. Como premissa principal, a relação entre a construção e a natureza do entorno, deveria ser explorada ao máximo, além da preservação da maior quantidade possível das árvores nativas. Para conduzir o visitante do portão à casa, criamos um caminho sinuoso e encantador onde o paisagismo é o protagonista. Plantas tropicais compõem com a mata nativa, um visual único ao longo do percurso. O partido do projeto buscou, através da implantação em níveis, preservar e integrar a construção a paisagem. Com essa decisão, a configuração do terreno se manteve praticamente intacta e consequentemente a vegetação nativa também. Essa solução criou uma volumetria que somada aos planos das coberturas, torna a construção simples e ao mesmo tempo, rica aos olhos. 

Casa AV / Rob Da Fré Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Cadeira
© Ezequiele Panizzi
Casa AV / Rob Da Fré Arquitetura - Imagem 28 de 35
Planta - Térreo
Casa AV / Rob Da Fré Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Cadeira
© Ezequiele Panizzi

Com pouco mais de 350 m2 o programa se divide em três níveis, social e serviço no pavimento térreo, suíte master no pavimento intermediário e íntimo no pavimento superior. Essa solução permitiu também que os principais ambientes da casa tivessem contato direto aos jardins, que assim como o projeto de interiores foi assinado pelo escritório. A escolha do mobiliário também buscou essa relação com o exterior, onde a natureza é a protagonista. Cores neutras e peças minimalistas compõem o cenário criado e envolto pelos grandes panos envidraçados que emolduraram os jardins e o trazem para dentro da casa. Com uma configuração onde os visuais são importantes, a solução utilizada para resolver a área de varal e lavanderia que fica na porção frontal da casa, foi a criação de um elemento em madeira ripada, preservando esta área e mantendo a composição formal da fachada.

Casa AV / Rob Da Fré Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá
© Ezequiele Panizzi
Casa AV / Rob Da Fré Arquitetura - Imagem 31 de 35
Corte - BB
Casa AV / Rob Da Fré Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira
© Ezequiele Panizzi

A utilização do concreto aparente e da madeira enfatizam a composição atemporal da nossa arquitetura brasileira, que associada aos recortes da laje de cobertura do térreo brincam com a luz e sobra ao longo do dia. A maestria da solução entre arquitetura e estrutura, fez com que mesmo compacta, a construção transmitisse a leveza necessária ao projeto. Com a maioria dos planos horizontais e verticais se conectando apenas pelas esquadrias, a luminosidade invade o interior da casa e traz o exterior para dentro dos ambientes. 

Casa AV / Rob Da Fré Arquitetura - Imagem 11 de 35
© Ezequiele Panizzi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa AV / Rob Da Fré Arquitetura" 06 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014743/casa-av-rob-da-fre-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.