Escola Politécnica de Sousse / Atelier Façila - architectures & paysages

Escola Politécnica de Sousse / Atelier Façila - architectures & paysages - Fotografia de ExteriorEscola Politécnica de Sousse / Atelier Façila - architectures & paysages - Imagem 3 de 15Escola Politécnica de Sousse / Atelier Façila - architectures & paysages - Imagem 4 de 15Escola Politécnica de Sousse / Atelier Façila - architectures & paysages - Imagem 5 de 15Escola Politécnica de Sousse / Atelier Façila - architectures & paysages - Mais Imagens+ 10

  • Arquiteto Líder: Adel Hidar
  • Gerenciamento: Lydia Laribi Harzallah
  • Engenharia Estrutural: Sami Boudhri
  • Engenharia Hidráulica: Haythem Ben Ameur
  • Cidade: Sousse
  • País: Tunísia
Mais informaçõesMenos informações
Escola Politécnica de Sousse / Atelier Façila - architectures & paysages - Fotografia de Exterior
© Adel Hidar (AH)

Descrição enviada pela equipe de projeto. No coração do entroncamento urbano de Sousse, na Tunísia, a Escola Politécnica de Sousse se destaca como símbolo do progresso educacional, mesclando de forma sutil elementos do contexto geográfico e urbano em um notável design arquitetônico. Projetada para acomodar até 3000 estudantes, esta instituição está situada em um terreno de 6800 m², oferecendo uma integração harmoniosa entre interior e exterior, apesar de sua modéstia relativa. O pátio central, formado por um vasto jardim mineral, serve como ponto focal do campus, permitindo que os ocupantes desfrutem plenamente do espaço ao ar livre enquanto promovem interações sociais e acadêmicas. Os corredores, organizados em torno deste pátio, ecoam o layout das grandes escolas muçulmanas tunisianas, enfatizando a importância da tradição no design da instituição.

Escola Politécnica de Sousse / Atelier Façila - architectures & paysages - Imagem 9 de 15
© Adel Hidar (AH)
Escola Politécnica de Sousse / Atelier Façila - architectures & paysages - Imagem 13 de 15
Planta
Escola Politécnica de Sousse / Atelier Façila - architectures & paysages - Imagem 3 de 15
© Adel Hidar (AH)

Originalmente, a Escola Politécnica de Sousse abrange uma escola de engenharia multidisciplinar e uma escola de arquitetura, simbolizando a fusão de disciplinas complementares, mas muitas vezes distintas. Uma passarela estrategicamente integrada conecta os espaços dedicados à arquitetura e aqueles da escola de engenharia, reforçando a coesão interdisciplinar e a colaboração entre estudantes e professores. Nas fachadas Sul e Leste, texturas de terracota evocam a arte local e se inspiram nas olarias próximas, simbolizando uma conexão profunda entre arquitetura e seu contexto circundante. Esta integração sutil de tradição e modernidade também se reflete na organização espacial da escola, onde as diversas funções do campus se interligam harmoniosamente para criar uma composição arquitetônica equilibrada.

Escola Politécnica de Sousse / Atelier Façila - architectures & paysages - Imagem 5 de 15
© Adel Hidar (AH)
Escola Politécnica de Sousse / Atelier Façila - architectures & paysages - Imagem 15 de 15
Seção
Escola Politécnica de Sousse / Atelier Façila - architectures & paysages - Imagem 4 de 15
© Adel Hidar (AH)

Além disso, a conexão metafórica entre a tradição das grandes olarias de Kalaa Sghira e os claustras adornando as fachadas Leste e Sul da universidade é particularmente marcante. Esses claustras, meticulosamente elaborados para regular a intensa luz solar, homenageiam os padrões e texturas intricados do trabalho tradicional de alvenaria, criando um jogo de luz e sombra reminiscente da herança artesanal da região. Assim como as olarias têm sido há muito tempo uma fonte de inspiração e sustento para a comunidade local, os claustras servem como um elo tangível entre passado e presente, tradição e inovação, dentro da linguagem arquitetônica da Escola Politécnica de Sousse.

Escola Politécnica de Sousse / Atelier Façila - architectures & paysages - Imagem 10 de 15
© Adel Hidar (AH)

Dessa forma, a Escola Politécnica de Sousse encarna uma visão ambiciosa do futuro do ensino superior na Tunísia, onde a tradição encontra a inovação para moldar uma experiência de aprendizado dinâmica e enriquecedora. Ao ultrapassar os limites do design arquitetônico e abraçar o patrimônio cultural de seu entorno, esta instituição não é apenas um farol de excelência acadêmica, mas também um testemunho do legado duradouro da habilidade e engenhosidade da região.

Escola Politécnica de Sousse / Atelier Façila - architectures & paysages - Fotografia de Exterior
© Adel Hidar (AH)

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sousse, Tunísia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Politécnica de Sousse / Atelier Façila - architectures & paysages" [Polytechnic School of Sousse / Atelier Façila - architectures & paysages] 02 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014733/escola-politecnica-de-sousse-atelier-facila-architectures-and-paysages> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.