Centro Tecnológico - Ashdod / Daniel Azerrad Architects

Centro Tecnológico - Ashdod / Daniel Azerrad Architects - Fotografia de Exterior, Cerca, FachadaCentro Tecnológico - Ashdod / Daniel Azerrad Architects - Imagem 3 de 33Centro Tecnológico - Ashdod / Daniel Azerrad Architects - Imagem 4 de 33Centro Tecnológico - Ashdod / Daniel Azerrad Architects - Fotografia de Interiores, Vidro, Fachada, JanelaCentro Tecnológico - Ashdod / Daniel Azerrad Architects - Mais Imagens+ 28

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Amit Geron
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Danpal, HPL, Shaharabani Doors, Winnex
  • Arquiteto Responsável: Daniel Azerrad
  • Equipe: Hila Davia, Shoham Ben Hamo, Noya Moran, Danel Vasana, Itzik Ohayon, Stav Gohar
  • Engenharia Estrutural: Eran Schiller
  • Direção De Projeto: Miky Gronsky
  • Consultoria Aquecimeto E Ar Condicionado: Eyal Niv
  • Consultoria Em Conservação De Concreto: Luis Bosernitzan
  • Arquitetura Paisagista: Noga Alter
  • Consultoria Em Segurança Contra Inêncio: Dany Levin
  • Empreiteira: Sh.A.Y. Enterprises & Investment Ltd
  • Engenharia Elétrica: G.B. Engenier Ltd
  • Engenharia Acústica: B.G.Acoustic Consultants
  • Cidade: Asdod
  • País: Israel
Mais informaçõesMenos informações
Centro Tecnológico - Ashdod / Daniel Azerrad Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Amit Geron

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em um bairro modesto ao norte da cidade portuária de Ashdod, integrado a um complexo educacional. O edifício original, concebido pelo arquiteto Itzhak Perelshtein, funcionava como uma escola secundária. Nos últimos anos, apenas um terço dele continuou sendo utilizado para este fim. O resto foi abandonado. Intervir em um projeto já existente apresenta um grande dilema.

Centro Tecnológico - Ashdod / Daniel Azerrad Architects - Imagem 3 de 33
© Amit Geron
Centro Tecnológico - Ashdod / Daniel Azerrad Architects - Imagem 10 de 33
© Amit Geron

Ao nos abordarmos esta imponente estrutura brutalista dos anos 1960, nosso objetivo era criar uma nova camada histórica de maneira consciente. Nossa estratégia foi reutilizar o edifício original com responsabilidade, respeito e generosidade. O Centro Tecnológico é uma nova iniciativa do Ministério da Educação que visa revitalizar antigas escolas abandonadas por meio de um novo programa educacional. Este programa inclui laboratórios e oficinas que promovem a pesquisa em diversos campos, como biotecnologia, robótica e energia sustentável, além de salas de aula, escritórios e uma sala multiuso.

Centro Tecnológico - Ashdod / Daniel Azerrad Architects - Imagem 22 de 33
Planta - Local
Centro Tecnológico - Ashdod / Daniel Azerrad Architects - Imagem 24 de 33
Planta - Piso de Entrada

A disposição original era clássica: um pátio central coberto cercado por corredores e salas de aula voltadas para o exterior. Nos espaços voltados para a elevação sul (extremamente quente na maior parte do ano), propusemos mover o corredor para a fachada sul. Dessa forma, os laboratórios estariam voltados para o espaço central. O corredor não apenas protege do calor, mas também pode ser utilizado como um espaço intermediário para os alunos.

Centro Tecnológico - Ashdod / Daniel Azerrad Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Amit Geron

Os laboratórios e salas de voltados para o norte recebem uma luz suave e possuem grandes áreas envidraçadas. No centro do átrio, encontra-se a sala multiuso. Uma estrutura com revestimento vermelho da Danpal é concebida como uma representação simbólica da tecnologia. O concreto cinza, com sua estética imperfeita, contrasta com a estrutura vermelha, que é brilhante, refletiva e perfeitamente lisa. A estrutura, levemente inclinada, proporciona um toque sutil para quebrar a rigidez da estrutura. No interior, os corredores são revestidos de vidro perfilado.

Centro Tecnológico - Ashdod / Daniel Azerrad Architects - Imagem 4 de 33
© Amit Geron

Criamos uma varanda que também serve como espaço sombreado para definir uma área de acesso. A nova camada externa é composta por duas partes: a primeira é um revestimento de HPL com cores que variam do branco ao cinza, passando por tons de amarelo quente até o vermelho. A segunda é um brise soleil de concreto aparente estruturado em ritmos independentes. Essa camada externa possui profundidade e, quando atingida pelo sol, cria uma nova dimensão. Cada andar é caracterizado por uma cor específica: verde na entrada, violeta no primeiro andar e amarelo no segundo, com o corrimão nos guiando para as cores correspondentes.

Centro Tecnológico - Ashdod / Daniel Azerrad Architects - Fotografia de Interiores, Vidro, Fachada, Janela
© Amit Geron
Centro Tecnológico - Ashdod / Daniel Azerrad Architects - Fotografia de Interiores
© Amit Geron

Foram adicionadas duas novas funções ao edifício: a circulação vertical e os abrigos antiaéreos. A "torre" dos elevadores e dos abrigos, cujas empenas são predominantemente cegas, foi posicionada no lado norte do prédio, também conhecido como a parte traseira, enquanto as novas escadas de emergência foram instaladas na entrada principal. As árvores já existentes no local foram integradas ao projeto paisagístico, que inclui bancos sob a generosa sombra das árvores, pavimentação para conectar os espaços externos à varanda de entrada e uma cuidadosa seleção de vegetação nas áreas verdes sob as árvores.

Centro Tecnológico - Ashdod / Daniel Azerrad Architects - Fotografia de Exterior, Cerca, Fachada
© Amit Geron

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ashdod, Israel

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Tecnológico - Ashdod / Daniel Azerrad Architects" [The Technological Center - Ashdod / Daniel Azerrad Architects] 29 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014722/centro-tecnologico-ashdod-daniel-azerrad-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.