Casa Pott / Kiron Cheerla Architecture Design

Casa Pott / Kiron Cheerla Architecture Design - Fotografia de Exterior, JardimCasa Pott / Kiron Cheerla Architecture Design - Fotografia de Interiores, Viga, BancoCasa Pott / Kiron Cheerla Architecture Design - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, VigaCasa Pott / Kiron Cheerla Architecture Design - Fotografia de Exterior, JanelaCasa Pott / Kiron Cheerla Architecture Design - Mais Imagens+ 23

Hyderabad, Índia
  • Arquiteto Responsável: Kiron Cheerla
  • Cidade: Hyderabad
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Pott / Kiron Cheerla Architecture Design - Imagem 6 de 28
© Vivek Eadara

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em colaboração com um ex-colega de turma do curso de arquitetura, este projeto residencial abraçou a flexibilidade. O desafio principal envolveu o solo instável, tornando as fundações tradicionais impraticáveis. Para resolver isso, foram implementadas fundações de estacas, transferindo o peso para camadas mais profundas e estáveis do solo. Isso reduziu a carga geral da construção, otimizando tanto a eficiência estrutural quanto o custo do projeto. 

Casa Pott / Kiron Cheerla Architecture Design - Fotografia de Exterior, Jardim
© Vivek Eadara

Este projeto abraçou a madeira como material de construção principal, eliminando o uso de aço acima do nível do solo. Essa escolha não só está alinhada com práticas de construção sustentável, mas também contribui para a estética única da estrutura. O projeto permite a inovação, destacando a colaboração bem-sucedida entre arquitetos e outros trabalhadores. Abraçar um sistema de grade modular influenciou tudo, desde a colocação precisa de janelas e portas até o tamanho ideal dos cômodos. Essa abordagem garante que as portas se alinhem perfeitamente com os pilares, enquanto a multiplicação das unidades da grade dita as dimensões específicas dos cômodos.

Casa Pott / Kiron Cheerla Architecture Design - Fotografia de Exterior, Janela
© Vivek Eadara
Casa Pott / Kiron Cheerla Architecture Design - Imagem 24 de 28
Corte

A abordagem de construção leve otimiza a eficiência estrutural e o custo. O MADDI Karra, nativo de Andhra e Telangana, foi escolhido por sua densidade e resistência natural a cupins. Essa escolha está alinhada com os objetivos de sustentabilidade e reduz a necessidade de tratamentos químicos ou acabamentos extensivos. No entanto, trabalhar com MADDI apresentou dificuldades devido à sua densidade. Apesar dos avanços nos equipamentos, a carpintaria enfrentou desafios devido à dureza da madeira e aos requisitos de corte. A experiência limitada prévia com o material também exigiu experimentação.

Casa Pott / Kiron Cheerla Architecture Design - Fotografia de Interiores, Viga, Banco
© Vivek Eadara
Casa Pott / Kiron Cheerla Architecture Design - Imagem 22 de 28
Planta - Térreo
Casa Pott / Kiron Cheerla Architecture Design - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Janela, Cadeira, Viga
© Vivek Eadara

A atmosfera interior prioriza um senso de coesão por meio da seleção de materiais e design. Uma paleta de cores consistente com tons terrosos como tijolo vermelho, madeira alaranjada e piso creme, que são compatíveis entre si, unifica o espaço. O padrão distinto da madeira exposta ainda realça a conexão visual entre os elementos. Essa harmonia de materiais deliberada contribui significativamente para a atmosfera geral do volume. Inspirando-se em técnicas tradicionais de encaixe japonês, a equipe explorou vários métodos para conexões perfeitas. Esforços colaborativos com o carpinteiro e engenheiros estruturais garantiram a implementação de métodos apropriados, alinhados tanto com a intenção estética quanto com a integridade estrutural. Essa abordagem enfatiza a mistura de artesanato tradicional com princípios de design moderno.

Casa Pott / Kiron Cheerla Architecture Design - Fotografia de Interiores, Porta, Janela
© Vivek Eadara
Casa Pott / Kiron Cheerla Architecture Design - Imagem 23 de 28
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Pott / Kiron Cheerla Architecture Design - Imagem 25 de 28
Croqui - Treliça

O volume incorpora elementos de projeto únicos para otimizar a ventilação natural e o controle de mosquitos. Esses elementos projetados verticalmente, visíveis em imagens noturnas, servem a um propósito funcional específico além da estética. Os usuários podem facilmente abri-los e fechá-los do nível do solo usando a corda, e quando soltos, a gravidade inclina a veneziana de madeira para fora gerando uma circulação de ar eficiente, ao mesmo tempo em que impede mosquitos. Esse fechamento angular garante uma vedação limitada quando fechado, maximizando tanto a ventilação quanto a proteção contra mosquitos. Além disso, o projeto facilita a remoção de ar quente por convecção natural e complementa o posicionamento estratégico de janelas para uma ventilação cruzada eficaz e luz indireta voltada para o norte, minimizando o ganho de calor.

Casa Pott / Kiron Cheerla Architecture Design - Fotografia de Exterior
© Vivek Eadara

A ausência de calhas na borda do telhado permite que a água da chuva escorra diretamente para a paisagem circundante. Esse gesto intencional, complementado pela generosa distância entre a casa e o paisagismo, maximiza a atmosfera natural experimentada pela sala de estar. Iluminado à noite, o volume se transforma em uma lanterna brilhante, atraindo com sua luz quente.

Casa Pott / Kiron Cheerla Architecture Design - Fotografia de Exterior, Janela
© Vivek Eadara

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pott / Kiron Cheerla Architecture Design" [Pott House / Kiron Cheerla Architecture Design] 29 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014698/casa-pott-kiron-cheerla-architecture-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.