Abrigo / Grau Architects

Abrigo / Grau Architects - Imagem 2 de 31Abrigo / Grau Architects - Fotografia de ExteriorAbrigo / Grau Architects - Imagem 4 de 31Abrigo / Grau Architects - Fotografia de Interiores, MesaAbrigo / Grau Architects - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Grau Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  30
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Matej Hakár
  • Equipe De Projeto: Andrej Olah, Filip Marčák, Matej Kurajda, Jana Filípková, Simona Fischerová
  • Cidade: Smolník
  • País: Eslováquia
Mais informaçõesMenos informações
Abrigo / Grau Architects - Imagem 2 de 31
© Matej Hakár

Localização. O abrigo proposto está situado a 30 km a leste de Košice, no território cadastral da vila de Vyšný Medzev, Eslováquia. Ele está localizado em um caminho turístico, sua altitude é de 850 m acima do nível do mar e está cercado por uma floresta jovem, principalmente decídua. O abrigo proposto deve servir como um refúgio para turistas que decidem percorrer a rota do SNP ou apenas como um ponto de encontro para entusiastas do turismo durante todo o ano nesta área.

Abrigo / Grau Architects - Fotografia de Exterior
© Matej Hakár
Abrigo / Grau Architects - Fotografia de Interiores
© Matej Hakár

Conceito. Ao projetar o abrigo, não estávamos procurando um novo conceito espacial, mas escolhemos um modelo familiar, simples e prático. Funcionalmente, o interior da cabana é projetado da forma mais utilitária possível, livre de elementos desnecessários, proporcionando conforto ideal, dada sua finalidade.

Abrigo / Grau Architects - Imagem 4 de 31
© Matej Hakár
Abrigo / Grau Architects - Fotografia de Interiores, Armário, Viga
© Matej Hakár

Função e operação. O volume é afastado do solo para protegê-lo da umidade. O telhado inclinado projeta-se acima da entrada e, juntamente com as fachadas laterais, cria uma proteção contra o vento. A planta pragmática é baseada na funcionalidade e praticidade do abrigo. Na entrada, em sua parte direita, há camas suspensas por toda a largura do espaço em dois níveis de altura com um terceiro adicional, o mais alto na empena. No lado esquerdo, há um banco para refeições e, em frente, um pequeno fogão. A estrutura de suporte interna nos oferece a possibilidade de inserir prateleiras em qualquer lugar e, assim, criar um local para armazenar alimentos.

Abrigo / Grau Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Matej Hakár

Construção. A estrutura principal do abrigo é composta por seis molduras feitas de ripas de madeira com 140x50mm. Elas são visíveis no interior e o espaço entre elas é usado para prateleiras e cabides. A estrutura é articulada e reforçada por dentro com compensado de pinus de 18 mm de espessura manchado de preto-cinza. Posteriormente, é colocada sobre ela uma grelha horizontal feita de prismas de madeira com 100x60mm, preenchidos com isolamento térmico de 100mm de espessura. Toda a camada de isolamento é coberta por uma película permeável à umidade, finalizada pela fachada de madeira ventilada.

Abrigo / Grau Architects - Imagem 25 de 31
Axonométrica
Abrigo / Grau Architects - Imagem 26 de 31
Corte

A fachada é tratada com óleo de cor escura. A estrutura do telhado é feita de pinus de 18mm de espessura preenchido com isolamento térmico de 140mm de espessura. Uma película impermeabilizante de segurança é aplicada ao telhado, seguida por uma grade para chapa de metal galvanizado com perfil corrugado. As fundações são realizadas com estruturas de 3000x1000x220mm, com prismas de expansão transversais de 140x160mm ancorados através de pés com 140x125x120.

Abrigo / Grau Architects - Imagem 10 de 31
© Matej Hakár
Abrigo / Grau Architects - Imagem 9 de 31
© Matej Hakár
Abrigo / Grau Architects - Imagem 28 de 31
Colagem

Materiais. Todo o volume é feito de madeira, a construção é feita de chapas e vigas maciças, o interior é revestido com compensado  envernizado e os exteriores são feitos com tábuas de abeto manchadas de preto.

Abrigo / Grau Architects - Fotografia de Interiores, Mesa
© Matej Hakár
Abrigo / Grau Architects - Fotografia de Interiores
© Matej Hakár

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Volovec Mountains, 055 66 Smolník, Eslováquia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Abrigo / Grau Architects" [Shelter / Grau Architects] 28 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014628/abrigo-grau-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.