Apartamento Lavalle / proyecto triangular

Apartamento Lavalle  / proyecto triangular - Fotografia de Interiores
Cortesía de proyecto triangular

Apartamento Lavalle  / proyecto triangular - Fotografia de InterioresApartamento Lavalle  / proyecto triangular - Fotografia de Interiores, JanelaApartamento Lavalle  / proyecto triangular - Fotografia de InterioresApartamento Lavalle  / proyecto triangular - Fotografia de InterioresApartamento Lavalle  / proyecto triangular - Mais Imagens+ 15

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  32
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, JOHNSON, Peirano
  • Arquitetos Responsáveis: Flavio Becerro, Mauro Fernandez, Marcelo Mulet
  • Equipe De Projeto: Lucas D’amico, Jorgelina Delmagro, Ezequiel Seguil
  • Cidade: Buenos Aires
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção é realizada em um apartamento de 32m2 em um edifício catalogado como patrimonial dos anos trinta no bairro de Balvanera, na cidade de Buenos Aires. A organização pré-existente da unidade apresentava uma série de espaços pouco articulados, por isso, trabalhou-se com o objetivo de maximizar a entrada de luz natural em toda a unidade e recuperar o projeto original, ao mesmo tempo que se adapta aos modos contemporâneos, como viver e trabalhar no mesmo espaço.

Apartamento Lavalle  / proyecto triangular - Fotografia de Interiores, Janela
Cortesía de proyecto triangular

O destino do apartamento era abrigar uma moradia permanente e um espaço de desenvolvimento profissional para uma designer têxtil, o que exigia uma capacidade de flexibilidade e um espaço adequado de armazenamento. Para isso, foram projetadas três peças que organizam a nova configuração do apartamento e ocupam quase toda a altura, capazes de abrigar diversos espaços de armazenamento, bem como atividades como cozinhar, banhar-se, entre outras.

Uma delas define o espaço do banheiro, outra a cozinha e outra ainda se encarrega de uma tripla função, proporcionando uma biblioteca-armazenamento para o espaço de estar-trabalho, abrigando alguns eletrodomésticos ao lado da cozinha, enquanto em direção ao quarto funciona como um closet, complementado com uma porta de duas posições que permite isolar o quarto do resto do apartamento.

Apartamento Lavalle  / proyecto triangular - Fotografia de Interiores
Cortesía de proyecto triangular
Apartamento Lavalle  / proyecto triangular - Imagem 6 de 20
Cortesía de proyecto triangular

O catálogo de materiais é definido pela integração das texturas pré-existentes, descobertas após a demolição e a remoção dos forros. O tijolo foi deixado à vista nas paredes e a marca das fôrmas de madeira no concreto do teto e nos pilares foi preservada, assim como as molduras originais do prédio. Todos esses materiais se tornaram homogêneos a partir da cor branca, valorizando as variações sutis das texturas.

Apartamento Lavalle  / proyecto triangular - Imagem 9 de 20
Cortesía de proyecto triangular
Apartamento Lavalle  / proyecto triangular - Fotografia de Interiores
Cortesía de proyecto triangular

O piso se tornou contínuo com a aplicação de microcimento polido. Além disso, foram utilizados materiais translúcidos como policarbonato para filtrar a visão, permitindo a passagem de luz por todo o apartamento, bem como módulos de armazenamento em madeira que conferem calor à intervenção. No caso do banheiro, trabalhou-se com um vidro leitoso para o exterior e policarbonato para o interior, atuando como uma ponte térmica e evitando a condensação do vapor, ao mesmo tempo que preserva a entrada de luz.

Apartamento Lavalle  / proyecto triangular - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira
Cortesía de proyecto triangular
Apartamento Lavalle  / proyecto triangular - Fotografia de Interiores
Cortesía de proyecto triangular

Em conclusão, a intervenção realizada neste apartamento permitiu uma maior integração dos espaços, a entrada de luz natural em toda a unidade e a maximização de sua capacidade de flexibilidade e armazenamento. A paleta de materiais utilizada respeita a história do prédio e ao mesmo tempo introduz elementos contemporâneos que conferem calor e luminosidade à intervenção.

Apartamento Lavalle  / proyecto triangular - Imagem 12 de 20
Cortesía de proyecto triangular

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Balvanera, Buenos Aires, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Lavalle / proyecto triangular" [Lavalle / proyecto triangular] 27 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014625/apartamento-lavalle-proyecto-triangular> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.