Apartamento Estaiada / COTA760

Apartamento Estaiada / COTA760 - Fotografia de Interiores, Sofá, Mesa, Prateleira, JanelaApartamento Estaiada / COTA760 - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, Mesa, JanelaApartamento Estaiada / COTA760 - Imagem 4 de 32Apartamento Estaiada / COTA760 - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, PiaApartamento Estaiada / COTA760 - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: COTA760
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cris Farhat
  • Arquiteto Líder: Nicolas Le Roux
  • Autor: Paula Lemos, Luis Rossi
  • Arquiteto: Daniel Carvalho
  • Estagiário: Nathalia Pimenta, Ana Luiza Broetto , Pedro Valenzuela
  • Construtora: LMV
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Estaiada / COTA760 - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Cadeira
© Cris Farhat

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes estavam se mudando para esse apartamento após anos morando em um lugar maior onde criaram os filhos. Agora, com os filhos mais velhos e morando fora de casa, eles buscavam um lugar menor para eles, mas que também fosse o ponto de encontro da família em momentos de celebração e visitas. Pensamos então num apartamento com espaços de convivência amplos e conectados, pois no dia-a-dia não existiriam tantos conflitos de convivência e nos momentos de reunião todos conseguiriam ficar juntos de maneira mais confortável.

Apartamento Estaiada / COTA760 - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira
© Cris Farhat

O apartamento possui uma cozinha maior, mais reservada da sala, onde fica a maior parte dos equipamentos, utensílios e dispensa. Além dela, uma segunda cozinha fica mais próxima da janela da sala, possibilitando a criação de uma área de preparos mais integrada aos espaços de convivência. Uma grande bancada de quartzo conecta essas duas cozinhas e entre elas, posicionamos a sala de jantar. Do outro lado da sala, um ambiente que foi entregue pela construtora com paredes para ser uma sala de TV foi aberto para se conectar ao estar. Entre esses ambientes, desenhamos uma estante de aço para ajudar na organização do layout.

Apartamento Estaiada / COTA760 - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia
© Cris Farhat
Apartamento Estaiada / COTA760 - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Pia, Cadeira, Janela
© Cris Farhat

Essa estante foi pensada para comportar o sistemas de televisão, som ambiente, toca-discos, central de internet e ainda se tornar um elemento de destaque para livros e objetos decorativos. Seu desenho esbelto contrasta com a cor forte, criando um elemento leve e marcante. Na sala de jantar, uma cristaleira em aço segue a mesma lógica de desenho, criando uma linguagem para todo o ambiente de convivência.

Apartamento Estaiada / COTA760 - Imagem 30 de 32
Axonometrica
Apartamento Estaiada / COTA760 - Imagem 32 de 32
Planta

O layout desse grande espaço foi pensado para liberar a fachada valorizando a vista única do apartamento para o Rio Pinheiros. Do outro lado, foi deixada livre uma área de circulação próxima às portas e em direção aos quartos. Nessa área, recobrimos a parede com um painel de marcenaria que cria o fundo de todo esse espaço. Ele ajudou a organizar as diferentes portas de ambientes e do roupeiro dentro de um único elemento, o que amplia visualmente o espaço e libera a atenção para os elementos de destaque.

Apartamento Estaiada / COTA760 - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia
© Cris Farhat
Apartamento Estaiada / COTA760 - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Cris Farhat

Toda a área de sala e quartos recebeu um revestimento de piso em placas de concreto pré-fabricadas de 1x1m tipo granilite. Além de reforçar a amplitude dos espaços, esse revestimento trouxe mais textura para os ambientes. Esse mesmo material foi utilizado para criar a ilha da cozinha integrada. Como um grande bloco de concreto, essa ilha surge do piso e cria nichos para abrigar usos e espaços para banquetas.

Nos quartos, foram desenhadas marcenarias para guarda-roupas, cabeceiras e escrivaninhas, criando um padrão para o apartamento com algumas variações em cada ambiente. Nos banheiros, buscamos aproveitar ao máximo as bancadas e revestimentos entregues pela construtora, complementando os ambientes com os metais, vidros, espelhos e iluminação.

Apartamento Estaiada / COTA760 - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, Mesa, Janela
© Cris Farhat

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento Estaiada / COTA760" 17 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014610/apartamento-estaiada-cota760> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.