Casa Subtração / FGMF

Casa Subtração / FGMF - Imagem 2 de 38Casa Subtração / FGMF - Fotografia de Exterior, Cadeira, MesaCasa Subtração / FGMF - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraCasa Subtração / FGMF - Imagem 5 de 38Casa Subtração / FGMF - Mais Imagens+ 33

Bragança Paulista, Brasil
  • Arquitetos Autores: Fernando Forte, Lourenço Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz
  • Coordenadores: Sonia Gouveia
  • Colaboradores: Cintia Reis, Daniela Zavagli, Desyree Niedo, Felipe Fernandes, François Caillat, Juliana Cadó, Mariana Lazero, Rafael Saito, Victor LucenaCintia Reis, Daniela Zavagli, Desyree Niedo, Felipe Fernandes, François Caillat, Juliana Cadó, Mariana Lazero, Rafael Saito, Victor Lucena
  • Estagiários: Guilherme Braga
  • Construtora: Z2 Mão de obra
  • Projeto De Estrutura E Fundações: RF Engenharia e Projetos
  • Paisagismo: Kalil Ferre
  • Projeto Luminotécnico: Castilha Iluminação
  • Projeto De Interiores: Giselle Macedo & Patricia Covolo
  • Cidade: Bragança Paulista
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Subtração / FGMF - Imagem 2 de 38
© Israel Gollino e Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Subtração está localizada no condomínio residencial de alto padrão Quinta da Baroneza, em Bragança Paulista, a apenas 90 quilômetros da cidade de São Paulo. A residência, projetada para um casal e seu filho adolescente, foi estrategicamente implantada em um lote quadrado, aproveitando a topografia com leve aclive e oferecendo uma vista generosa. A preocupação dos arquitetos da FGMF em preservar o visual levou à decisão de escavar o terreno na faixa central, criando assim um subsolo com pátio iluminado, garagem e jardim no nível da rua, elevando-se em contrapartida a casa em relação ao solo.

Casa Subtração / FGMF - Fotografia de Exterior, Fachada
© Israel Gollino e Fran Parente
Casa Subtração / FGMF - Imagem 37 de 38
Diagrama
Casa Subtração / FGMF - Imagem 9 de 38
© Israel Gollino e Fran Parente

Os arquitetos decidiram, ao abordar este projeto, desafiar a lógica reinante em seu trabalho, derivado da escola paulista de onde se originam, a concepção estrutural como criadora do espaço. Para tanto, optaram por uma estratégia incomum aos trabalhos da FGMF: partiram da concepção teórica de dois planos em concreto aparente, elevados, ocupando toda a porção do terreno possível, respeitando recuos e demais legislações aplicáveis ao local. Com essas dimensões, estudaram diversos organogramas de ocupação da casa, com as áreas sociais, íntimas, de lazer e serviços, até encontrar a organização que parecia mais adequada.

Casa Subtração / FGMF - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Israel Gollino e Fran Parente
Casa Subtração / FGMF - Imagem 34 de 38
Planta - Pavimento superior
Casa Subtração / FGMF - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Janela
© Israel Gollino e Fran Parente

A partir dessa “ocupação” entre planos, estudaram diversos recortes no plano superior e inferior, criando passarelas, vazios por onde jardins do subsolo atravessam a construção, e rasgos de luz, mas sempre preservando os limites dos planos originais – daí o nome subtração que batiza a residência, pois foi um trabalho de supressão, de recortes dos planos. Após esta concepção espacial e estética que a estrutura foi lançada, de forma não regular, criando uma sustentação não cartesiana, embora eficiente. Com essa organização fina grande parte dos ambientes se integra a terraços externos, proporcionando uma conexão íntima com a natureza ao redor. Os quartos e banheiros, por sua vez, são como pequenas caixas brancas encaixadas entre as lajes, oferecendo um contraste marcante.

Casa Subtração / FGMF - Imagem 26 de 38
© Israel Gollino e Fran Parente

A horizontalidade acentuada do projeto é habilmente equilibrada por vazios estrategicamente posicionados nos planos horizontais, desenhados de forma desencontrada e associados às escadas. Esses vazios não apenas proporcionam múltiplas vistas, mas também incentivam o contato visual entre as pessoas da casa, seja na sala, na piscina ou no jardim da garagem, onde a vegetação local cresce e ocupa parte dos vazios. O escritório destaca que o desafio era fazer um programa convencional assumir uma aparência longe do comum, e o resultado é uma casa sintética, com uma área interna compacta em relação à expansiva área externa.

Casa Subtração / FGMF - Imagem 24 de 38
© Israel Gollino e Fran Parente
Casa Subtração / FGMF - Imagem 22 de 38
© Israel Gollino e Fran Parente

Construída com concreto armado moldado in loco, a residência apresenta acabamentos de concreto polido no piso e alvenaria pintada de branco, conferindo-lhe uma estética modernista e minimalista ao mesmo tempo. A piscina, estrategicamente posicionada na primeira laje, é o único elemento que rompe com a rigidez das bordas dos planos organizadores do partido, e reflete a luz de forma suave, como uma quebra predominância do concreto aparente, adicionando um toque de serenidade ao ambiente. O paisagismo, considerado pelos arquitetos como um elemento essencial da arquitetura, está integrado desde o início, complementando e estruturando os espaços internos e externos.

Casa Subtração / FGMF - Imagem 5 de 38
© Israel Gollino e Fran Parente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Subtração / FGMF" 31 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014588/casa-subtracao-fgmf> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.