Casa Tijolo / ShoulderTap

Casa Tijolo / ShoulderTap - Fotografia de InterioresCasa Tijolo / ShoulderTap - Fotografia de Interiores, Dormitório, Tijolo, Porta, CadeiraCasa Tijolo / ShoulderTap - Fotografia de InterioresCasa Tijolo / ShoulderTap - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaCasa Tijolo / ShoulderTap - Mais Imagens+ 27

Bangalore, Índia
  • Arquitetos: ShoulderTap
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Durgamba, Fenesta
  • Arquitetos Responsáveis: Anaushka Anna Philip, Aparna Varma, Mukesh Byrareddy
  • Imagens 3 D: Chirag Venkat
  • Construção: Shankar and Team
  • Topografia: Yogesh BG
  • Consultoria Instalações Hidrossanitárias: Harish P
  • Consultoria Instalações Elétricas: Kumar E
  • Execução Interiores: Dhanraj and Team
  • Programa: Residência
  • Cidade: Bangalore
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Tijolo / ShoulderTap - Fotografia de Exterior
© Aparna Varma, Syam Sreesylam

Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa casa de tijolos é um abrigo resistente de charme bruto e design moderno. Com uma estrutura alongada, pé-direito duplo e uma fachada de tijolos tramados, ela é um santuário. Erguendo-se entre o denso cenário urbano, a casa é composta por uma sala de estar de dupla altura, uma sala de jantar que se abre para a cozinha, um lounge, três quartos e espaços aliados, juntamente com um grande jardim voltado para leste com um lago revestido de pedra. A característica mais impressionante da casa é o seu tramado de tijolos na fachada sul. Essa estrutura permite a passagem suave de ar que resfria o interior e reduz a incidência direta do sol, diminuindo assim a temperatura interna. Além disso, ela permite aos residentes vislumbrar o mundo exterior, garantindo ao mesmo tempo sua privacidade.

Casa Tijolo / ShoulderTap - Fotografia de Interiores, Banheiro, Mesa, Cadeira
© Aparna Varma, Syam Sreesylam

Para entrar na casa de tijolos, pise nas duas pedras ao lado do lago e do jardim. O que o aguarda dentro é um espetáculo de luz permanente e natural, pois a maioria das janelas se abre para o tramado de tijolos; a forma e o tamanho dos padrões de luz intrincados mudam conforme o sol. Um espaço de dupla altura entre o tramado e as paredes de concreto proporciona uma fenda pela qual o sol e as gotas de chuva são introduzidos, tornando-os parte integrante da experiência vivida. 

Casa Tijolo / ShoulderTap - Fotografia de Interiores
© Aparna Varma, Syam Sreesylam
Casa Tijolo / ShoulderTap - Imagem 27 de 32
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Tijolo / ShoulderTap - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Aparna Varma, Syam Sreesylam

O térreo não é um espaço de transição, mas um destino em si. Com um bar e um lounge confortável, o espaço pode ser facilmente transformado para receber convidados em casa. Ao entrar no primeiro andar, o teto duplo da sala de estar eleva a experiência espacial. A animada sala é central para a casa, e a cozinha aberta à direita promove a conectividade. Subindo para o segundo andar, você encontra um quarto de cada lado. O terceiro andar abriga uma área de utilidade multiuso, um grande quarto e um terraço aberto para receber reuniões. 

Casa Tijolo / ShoulderTap - Fotografia de Interiores, Dormitório, Tijolo
© Aparna Varma, Syam Sreesylam
Casa Tijolo / ShoulderTap - Fotografia de Interiores
© Aparna Varma, Syam Sreesylam

O acabamento em couro, pisos de granito preto, o vermelho ousado dos tijolos e o concreto cinza são complementados por um mobiliário mínimo. Além disso, a paleta de cores restrita garante que os olhos nunca percam de vista os tijolos. Os residentes podem se comunicar entre si desde todos os andares. Janelas e varandas estrategicamente posicionadas em todos os três níveis funcionam como bolsões de comunicação. A claraboia que se infiltra pelo terraço aberto no terceiro andar recebe o visitante no lounge do térreo. 

Casa Tijolo / ShoulderTap - Imagem 18 de 32
© Aparna Varma, Syam Sreesylam
Casa Tijolo / ShoulderTap - Imagem 31 de 32
Corte A
Casa Tijolo / ShoulderTap - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão
© Aparna Varma, Syam Sreesylam

As duas varandas em balanço colocam o usuário em um espaço intermediário, dentro do envoltório da casa, mas interagindo abertamente com o ambiente natural. A escada curva com seu exterior branco, em contraste com a ousadia do tijolo vermelho, apresenta uma imagem artística. Além de seu apelo estético, a casa de tijolos possui várias características autossustentáveis. Os tijolos podem resistir ao tempo e exigir menos manutenção ao longo dos anos. Esta casa valoriza a durabilidade, o conforto, a privacidade e a interconexão.

Casa Tijolo / ShoulderTap - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Aparna Varma, Syam Sreesylam

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Tijolo / ShoulderTap" [Brick House / ShoulderTap] 28 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014572/casa-tijolo-shouldertap> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.