Casa GV / Taguá Arquitetura

Casa GV / Taguá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Tijolo, CadeiraCasa GV / Taguá Arquitetura - Fotografia de Exterior, FachadaCasa GV / Taguá Arquitetura - Imagem 4 de 20Casa GV / Taguá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa GV / Taguá Arquitetura - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Taguá Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  298
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Eliane, Olaria São Luiz, Portinari, Rocca
  • Arquiteto Líder: Thiago Brugnolo e Mariana Rotta
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa GV / Taguá Arquitetura - Imagem 6 de 20
© Leonardo Giantomasi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O pedido dos clientes foi pensar um projeto com elementos pré-fabricados que possibilitasse a agilidade e menor desperdício ao longo do processo de construção, com estilo industrial e minimalista, sem abrir mão de uma atmosfera aconchegante de casa. Com estas premissas, desenvolvemos conceito do projeto.

Casa GV / Taguá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Leonardo Giantomasi

Um outro ponto que definiu a concepção foi uma restrição presente na legislação do condomínio, onde o pavimento superior precisa respeitar um recuo frontal de 12,00 metros, enquanto que o recuo do pavimento térreo é de 5,00 metros. Por esta imposição da lei, pensamos em uma disposição setorizando a garagem à esquerda do lote, um quarto de hóspedes e toda área de serviços na lateral direita, com o hall de entrada e corredor de acesso no centro, criando um vazio entre a garagem e área social, onde foi disposto um jardim.

Casa GV / Taguá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Tijolo, Cadeira
© Leonardo Giantomasi
Casa GV / Taguá Arquitetura - Imagem 12 de 20
Planta - Pavimento Térreo
Casa GV / Taguá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Cadeira
© Leonardo Giantomasi

A área social se conforma em um vão de 7,00 x 10,00 metros, criando um espaço todo integrado, com panos de vidro na porção frontal e posterior deste local. O jardim entre a garagem e a área social, é fechado por elementos vazados de concreto que fazem o controle da insolação da face oeste e proporcionam privacidade, possibilitando que todo o pano de vidro fique permanentemente aberto.

Casa GV / Taguá Arquitetura - Imagem 13 de 20
Planta - Pavimento Superior
Casa GV / Taguá Arquitetura - Imagem 4 de 20
© Leonardo Giantomasi

O pavimento superior abriga duas suítes e um escritório, além de permitir o acesso para o terraço que dá vista para o  pôr do sol, na fachada frontal da residência. Já na fachada dos fundos, estão posicionados os dormitórios, que possuem uma vista para uma área verde.

Casa GV / Taguá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Bancada
© Leonardo Giantomasi

A estrutura da casa foi feita em vigas e pilares metálicos, com laje painel em concreto. Como fechamento de paredes, no pavimento térreo utilizamos ora tijolinho convencional, ora bloco cerâmico, sendo este último rebocado e revestido no mesmo tijolo.

Casa GV / Taguá Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Leonardo Giantomasi

O pavimento térreo é todo em tijolo aparente, enquanto que no pavimento superior o concreto aparente reveste todo o volume criando contraste entre os dois pavimentos que também contemplam fechamentos em vidro, obtendo com esta solução transparência e permitindo a entrada de luz natural abundante por todos os ambientes da casa.

Casa GV / Taguá Arquitetura - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Janela
© Leonardo Giantomasi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa GV / Taguá Arquitetura" 15 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014557/casa-gv-tagua-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.