Complexo Esportivo em Pallejà / JPAM + Masala Consultors

Complexo Esportivo em Pallejà / JPAM + Masala Consultors - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaComplexo Esportivo em Pallejà / JPAM + Masala Consultors - Imagem 3 de 18Complexo Esportivo em Pallejà / JPAM + Masala Consultors - Imagem 4 de 18Complexo Esportivo em Pallejà / JPAM + Masala Consultors - Imagem 5 de 18Complexo Esportivo em Pallejà / JPAM + Masala Consultors - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: JPAM, Masala Consultors
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jordi Surroca
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Europerfil
  • Arquitetos Líderes: JPAM - Jorge Perea, Amado Martín, Samuel Llovet + MASALA
  • Equipe Amb: Oriol Ribera, Marta Juanola, Gisela Trabi
  • Diretor De Projeto Da Masala: Miguel Angel Sala
  • Cidade: Pallejà
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Complexo Esportivo em Pallejà / JPAM + Masala Consultors - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Jordi Surroca

Descrição enviada pela equipe de projeto. O estúdio de arquitetura e planejamento urbano com sede em Barcelona, JPAM, composto por Jorge Perea, Amado Martín e Samuel Llovet, em parceria com a Masala Consultors, foi encarregado de projetar as quadras e a cobertura do complexo esportivo no município de Pallejá. Eles abordaram o projeto com uma visão abrangente, buscando conferir caráter, coerência e clareza espacial ao complexo.

Complexo Esportivo em Pallejà / JPAM + Masala Consultors - Imagem 7 de 18
© Jordi Surroca
Complexo Esportivo em Pallejà / JPAM + Masala Consultors - Imagem 5 de 18
© Jordi Surroca

No início, o complexo esportivo se desenvolveu de forma fragmentada para atender às demandas de um programa em expansão. Diante desse cenário, os arquitetos reorganizaram as quadras esportivas, adotando uma estratégia que lembrava o padrão de um tabuleiro de xadrez. A utilização de cores no piso foi uma solução que ajudou a unificar os diversos espaços dentro do complexo, englobando tanto as áreas destinadas às atividades esportivas quanto aquelas reservadas para os espectadores.

Complexo Esportivo em Pallejà / JPAM + Masala Consultors - Imagem 15 de 18
Planta

Para manter sua condição aberta e a continuidade do espaço, foi decidido cobrir a quadra poliesportiva sem fechá-la completamente em nenhum dos lados, tratando cada um deles de forma precisa em relação ao seu entorno. A cobertura se destaca pela sua leveza: os elementos metálicos brancos são sustentados por duas telas de concreto, estrategicamente posicionadas para liberar os cantos, além de pilares de aço nas fachadas frontal e posterior. "Devido ao contraste dos materiais, a estrutura parece repousar sem esforço sobre os suportes, quase flutuando", explicam Jorge Perea, Amado Martín e Samuel Llovet, arquitetos do JPAM.

Complexo Esportivo em Pallejà / JPAM + Masala Consultors - Imagem 6 de 18
© Jordi Surroca
Complexo Esportivo em Pallejà / JPAM + Masala Consultors - Imagem 18 de 18
Detalhe

As fachadas são feitas de abas translúcidas cortadas em alturas diferentes, proporcionando um envelope único com uma interpretação dupla: do lado de fora, parece um volume abstrato e sólido, mas ao entrar sob sua proteção, permite a visão do perfil do ambiente urbano e a passagem de luz natural filtrada.

Complexo Esportivo em Pallejà / JPAM + Masala Consultors - Fotografia de Exterior
© Jordi Surroca
Complexo Esportivo em Pallejà / JPAM + Masala Consultors - Fotografia de Exterior
© Jordi Surroca

A inclinação do telhado significa que, virado para a rua, o volume apresenta uma altura discreta, minimizando seu impacto visual, enquanto atinge sua altura máxima em direção à parte frontal. Nesse ponto, abre-se para a paisagem, proporcionando vistas panorâmicas das atividades esportivas e da paisagem circundante do Vale do Llobregat.

Complexo Esportivo em Pallejà / JPAM + Masala Consultors - Imagem 3 de 18
© Jordi Surroca

Durante a noite, a iluminação interior altera a percepção do complexo a partir da cidade. "A luz no interior é um atrativo, ela integra a cidade à atividade que ocorre dentro do complexo, enquanto mostra claramente a estrutura de forma leve", ressalta o JPAM. A cobertura se torna um elemento distintivo que redefine a paisagem urbana de Pallejá.

Complexo Esportivo em Pallejà / JPAM + Masala Consultors - Fotografia de Interiores
© Jordi Surroca

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:08780 Pallejà, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Complexo Esportivo em Pallejà / JPAM + Masala Consultors" [Sports Complex in Pallejà / JPAM + Masala Consultors] 25 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014505/complexo-esportivo-em-palleja-jpam-plus-masala-consultors> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.