Apartamento Residencial Downwind / Ashari Architects

Apartamento Residencial Downwind / Ashari Architects - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaApartamento Residencial Downwind / Ashari Architects - Imagem 3 de 46Apartamento Residencial Downwind / Ashari Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, JanelaApartamento Residencial Downwind / Ashari Architects - Fotografia de Interiores, AçoApartamento Residencial Downwind / Ashari Architects - Mais Imagens+ 41

Shiraz, Irã
  • Arquitetos: Ashari Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  780
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Azarakhsh Brick, Gharesi metal, Istawin, Nikouei wood
  • Arquiteto Líder: Amirhossein Ashari
  • Equipe De Projeto: Ali Attaran, Zahra Jafari, Afshin Ashari, Elnaz Amini khanimani, Amir Iranidoost haghighi, Zahra Rahimi, Ehsan Shabani, Sara Zahmatkeshfard shirazi, Mahsa Pakshir, Aida Rafie
  • Desenhos: Zahra Jafari, Sara Nazemi
  • Renders: Zahra Jafari, Amir Iranidoost haghighi
  • Coordenação: Shiva Nazarboland,
  • Modelos: Nazanin Soleimani
  • Equipe Executiva: Saeed Jamali, Moein Nikouei, Mohsen Shamsabadian, Ehsan Shabani, Alireza Dehghani, Mandana Zahedi
  • Engenharia Estrutural: AshariArchitects
  • Supervisão: Amirhossein Ashari
  • Cliente: Professor Moshfeghian
  • Engenharia Mecânica: Yasha Electronic
  • Cidade: Shiraz
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Residencial Downwind / Ashari Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Parham Taghioff

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Apartamento Residencial Downwind destaca-se como uma elegante fusão de forma e função em seu contexto urbano, integrando-se harmoniosamente à paisagem circundante e oferecendo uma experiência de vida distinta. Localizado entre estruturas predominantemente de um só andar, o desafio de criar um edifício de três andares foi abordado com sensibilidade à forma. O projeto responde ao ambiente ao empregar ondulações e depressões sutis, alinhando sua silhueta com o horizonte. Esse gesto garante continuidade com as estruturas vizinhas, ao mesmo tempo em que confere ao empreendimento uma identidade única. Cantos arredondados nos cruzamentos entre as ruas preservam a coesão visual, integrando harmoniosamente o volume com a superfície.

Apartamento Residencial Downwind / Ashari Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Parham Taghioff
Apartamento Residencial Downwind / Ashari Architects - Imagem 45 de 46
Diagrama

A relação entre os espaços internos e externos é cuidadosamente elaborada, com o objetivo de maximizar a entrada de luz natural e promover uma conexão íntima com o contexto. Aproveitando sua exposição solar ao sul, o edifício se abre generosamente em direção ao quintal, convidando a entrada da luz do sol e proporcionando vistas deslumbrantes das Montanhas Zagros. A privacidade é mantida por meio de elementos de design estrategicamente posicionados, como uma proteção na fachada oeste contra a intensidade da luz solar que também serve como uma tela para realçar a beleza das árvores antigas.

Apartamento Residencial Downwind / Ashari Architects - Imagem 3 de 46
© Parham Taghioff
Apartamento Residencial Downwind / Ashari Architects - Imagem 28 de 46
Planta - 2° Andar
Apartamento Residencial Downwind / Ashari Architects - Fotografia de Interiores, Janela
© Parham Taghioff

Por trás dessa proteção, os moradores podem desfrutar de terraços privativos que oferecem um refúgio tranquilo longe da agitação da rua principal. O terraço funciona como uma extensão do espaço de convívio, apresentando diversas comodidades projetadas para envolver os moradores e aprimorar sua experiência. Desde hortas até áreas de lazer, o terraço transcende seu papel tradicional, tornando-se um centro dinâmico para interação social e relaxamento. Ele tem aberturas horizontais com vista para o céu que inundam os espaços internos com luz natural e ventilação.

Apartamento Residencial Downwind / Ashari Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Parham Taghioff
Apartamento Residencial Downwind / Ashari Architects - Fotografia de Interiores, Aço
© AmirHossein Ashari
Apartamento Residencial Downwind / Ashari Architects - Imagem 29 de 46
Seção

Inspirada na movimentação natural das folhas ao vento, a proteção  exterior do edifício se destaca como uma prova impressionante tanto de beleza quanto de funcionalidade. Ao usar uma grade de superfícies leves e pequenas, ela imita o movimento fluido das folhagens, criando um efeito visual dinâmico que muda com a interação da luz e sombra. Esse elemento arquitetônico não apenas adiciona um destaque visual, mas também tem um propósito prático, fornecendo abrigo contra o vento e estimulando os sentidos dos transeuntes, especialmente crianças que são encorajadas a explorar os espaços entre a proteção e a fachada.

Apartamento Residencial Downwind / Ashari Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Janela
© Parham Taghioff
Apartamento Residencial Downwind / Ashari Architects - Imagem 34 de 46
Seção
Apartamento Residencial Downwind / Ashari Architects - Fotografia de Interiores, Janela
© Parham Taghioff

Em resumo, o Apartamento Residencial Downwind vai além de ser apenas um lugar para morar; ele é um testemunho de um projeto cuidadoso e de uma integração harmoniosa com o ambiente ao seu redor. Desde sua forma esculpida até sua fachada dinâmica, cada aspecto do empreendimento reflete um profundo entendimento do contexto, da comunidade e da beleza natural intrínseca.

Apartamento Residencial Downwind / Ashari Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Parham Taghioff

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Farhang Shahr, Shiraz, Província Fars, Irã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Residencial Downwind / Ashari Architects" [Downwind Residential Apartment / Ashari Architects] 24 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014504/apartamento-residencial-downwind-ashari-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.