Escola Primária de Sille / TEGET

Escola Primária de Sille / TEGET - Imagem 2 de 30Escola Primária de Sille / TEGET - Fotografia de Exterior, FachadaEscola Primária de Sille / TEGET - Imagem 4 de 30Escola Primária de Sille / TEGET - Imagem 5 de 30Escola Primária de Sille / TEGET - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: TEGET
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Egemen Karakaya
  • Arquitetos Líderes: Teğet Architecture, Mehmet Küçükoğlu, Ertuğ Uçar
  • Arquitetos: Ece Ünübol, Hande Ciğerli, Ethem Aybar, Deniz Dilan Kara, Alican Tilkan
  • Engenharia Estrutural: BKSD
  • Engenharia Mecânica: KSM Engineering
  • Engenharia Elétrica: Tesla Engineering
  • País: Turquia
Mais informaçõesMenos informações
Escola Primária de Sille / TEGET - Fotografia de Exterior, Fachada
© Egemen Karakaya

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sille é uma vila situada a 8 km a noroeste do centro da cidade de Konya, com uma população de aproximadamente 4.000 habitantes. Sua história remonta à era Neolítica e ao longo dos séculos testemunhou domínios de civilizações como a Romana, Bizantina, Seljúcida e Otomana. No final do século XX, Sille era uma cidade próspera, com cerca de 18.000 habitantes, metade dos quais não muçulmanos, principalmente de origem grega e otomana.

Escola Primária de Sille / TEGET - Imagem 2 de 30
© Egemen Karakaya
Escola Primária de Sille / TEGET - Imagem 20 de 30
Planta Local

Mapas e fotos históricas revelam cerca de sessenta igrejas, além de locais privados de culto e capelas em residências. No entanto, Sille quase foi abandonada durante a troca populacional de 1923. À medida que casas, hans (estalagens) e igrejas foram deixados para trás, o patrimônio arquitetônico e cultural gradualmente se deteriorou ao longo do tempo. O que era um vale repleto de pequenas construções de pedra e madeira em ambos os lados agora está parcialmente desenvolvido, principalmente no lado leste.

Escola Primária de Sille / TEGET - Imagem 7 de 30
© Egemen Karakaya

A Escola Primária de Sille segue o layout de um antigo han, oferecendo uma reconstrução informal. Situada em terreno inclinado ao longo da margem leste do riacho que atravessa o vale, o edifício principal tem uma estrutura em forma de U, com um pátio no centro. O bloco de dois andares fica na parte inclinada do terreno, enquanto as alas de um único andar ficam voltadas para o pátio. Ao norte da escola, há uma estrutura que aproveita a diferença de elevação do terreno. Essa adição de um único andar cria espaços abertos alternativos: um pátio frontal, um quintal e um terraço verde.

Escola Primária de Sille / TEGET - Imagem 4 de 30
© Egemen Karakaya
Escola Primária de Sille / TEGET - Imagem 12 de 30
© Egemen Karakaya

As paredes simples e sólidas da escola, feitas de pedra, contrastam com a estrutura flexível de madeira. Divisórias tradicionais de madeira delimitam espaços de diferentes tamanhos, que abrigam salas de aula, escritórios e salões multiuso. As janelas em sequência do antigo han iluminam diferentes áreas dentro da escola.

Escola Primária de Sille / TEGET - Imagem 11 de 30
© Egemen Karakaya

Uma arcada de madeira envolve o pátio em forma de U num padrão zigue-zague, oferecendo aos alunos uma área de descanso e um espaço de preparação. Armários ocultos dentro das paredes e bancos ao longo da fachada transformam o corredor em uma área multifuncional. A madeira serve tanto como estrutura e revestimento, quanto como mobiliário. O exterior robusto de pedra do prédio dá lugar a um interior flexível e acolhedor de madeira.

Escola Primária de Sille / TEGET - Imagem 5 de 30
© Egemen Karakaya
Escola Primária de Sille / TEGET - Imagem 21 de 30
Planta do térreo

A escola possui duas entradas: uma ao nível da rua e outra ao nível do riacho. A entrada principal, voltada para o riacho, dá acesso ao pátio ou área cerimonial, enquanto a entrada secundária, ao nível da rua, é principalmente utilizada pela pré-escola e pela administração. Além disso, o salão multiuso, utilizado para atividades educacionais, culturais e artísticas, é acessado por essa entrada. O edifício funciona como uma ponte entre a rua e o riacho, unindo os dois lados do vale.

Escola Primária de Sille / TEGET - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Tijolo, Fachada
© Egemen Karakaya
Escola Primária de Sille / TEGET - Imagem 15 de 30
© Egemen Karakaya
Escola Primária de Sille / TEGET - Imagem 17 de 30
© Egemen Karakaya

A Escola Primária de Sille, com sua expressão tectônica e foco na educação pública, visa revitalizar o tecido local que está desaparecendo. Projetada em torno de um edifício histórico, ela busca estabelecer uma conexão entre o passado e o presente. Localizada dentro de uma estalagem de pedra e madeira com séculos de idade, a escola emprega tanto técnicas tradicionais quanto contemporâneas. Uma série de compromissos foi feita para garantir a preservação do patrimônio local para as futuras gerações.

Escola Primária de Sille / TEGET - Imagem 14 de 30
© Egemen Karakaya

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sille, Hükümet Cd. Nº:29, 42132 Selçuklu/Konya, Turquia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Escola Primária de Sille / TEGET" [Sille Primary School / TEGET] 22 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014503/escola-primaria-de-sille-teget> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.