Cafeteria Chernyi Cooperative Coffee Roasters / FREYA Architects

Cafeteria Chernyi Cooperative Coffee Roasters / FREYA Architects - Imagem 2 de 23Cafeteria Chernyi Cooperative Coffee Roasters / FREYA Architects - Fotografia de InterioresCafeteria Chernyi Cooperative Coffee Roasters / FREYA Architects - Fotografia de Interiores, JanelaCafeteria Chernyi Cooperative Coffee Roasters / FREYA Architects - Imagem 5 de 23Cafeteria Chernyi Cooperative Coffee Roasters / FREYA Architects - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: FREYA Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ilya Ivanov
  • Arquiteto Responsável: Kristina Koivistoinen-Khatlamadzhiian
  • Cidade: Belgrado
  • País: Sérvia
Mais informaçõesMenos informações
Cafeteria Chernyi Cooperative Coffee Roasters / FREYA Architects - Imagem 2 de 23
© Ilya Ivanov

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando alugamos o espaço, os construtores já estavam derrubando tijolos históricos antigos. Pedimos para mantê-los com a ideia de usá-los no caixa, permitindo que cada convidado do café toque na história centenária. Esta é a memória do lugar que, juntamente com sua história, foi crucial. O objetivo básico de uma cafeteria é ser um lugar onde você pode pegar seu café para viagem, fazer uma reunião ou parar para apreciar uma refeição. 

Cafeteria Chernyi Cooperative Coffee Roasters / FREYA Architects - Fotografia de Interiores
© Ilya Ivanov
Cafeteria Chernyi Cooperative Coffee Roasters / FREYA Architects - Fotografia de Interiores, Janela
© Ilya Ivanov

Nossa cafeteria possui três áreas:

Cafeteria Chernyi Cooperative Coffee Roasters / FREYA Architects - Imagem 21 de 23

1. A zona intermediária entre a rua e o café. Vemos esta parte como uma praça da cidade e é por isso que não há cadeiras clássicas com mesas. Aqui, colocamos cubos de compensado, bancos e pilares altos de concreto em forma de cilindro para os convidados ficarem em pé em uma rápida pausa para o café.

2. Salão claro com janelas grandes, mesas menores e uma grande mesa de madeira para aqueles que preferem reuniões mais longas.

3. Uma sala escura com mesas e um banco para pessoas que desejam sentar-se para trabalhar em seus laptops.

Cafeteria Chernyi Cooperative Coffee Roasters / FREYA Architects - Fotografia de Interiores
© Ilya Ivanov
Cafeteria Chernyi Cooperative Coffee Roasters / FREYA Architects - Fotografia de Interiores
© Ilya Ivanov

Com base no conceito de estética urbana, fomos inspirados pelo movimento arquitetônico mais marcante e interessante em Belgrado - o brutalismo. Arquitetura, formas e materiais se tornaram as principais ferramentas na criação do nosso espaço de café. Redesenhamos as grandes formas dos edifícios, reduzindo sua escala e transformamos seus elementos em itens para o interior. Usamos blocos de chaminés na base do banco, placas de pavimentação servem como moldura do balcão de pães e área do café, e tijolos históricos deixados após a restauração da parede são usados na área do caixa, enquanto as bandejas perfuradas funcionam como luminárias.

Cafeteria Chernyi Cooperative Coffee Roasters / FREYA Architects - Imagem 5 de 23
© Ilya Ivanov

Além de trazer a arquitetura urbana para o espaço, também queríamos pregar a filosofia do próprio lugar: cooperação e reunião entre as pessoas, uma filosofia comum de nossa cafeteria e sua abordagem à cultura do café. Por isso, temos um banco em forma de fita que percorre todo o espaço, criando a sensação de que todos os visitantes estão sentados na mesma linha, mesmo em mesas diferentes.

Cafeteria Chernyi Cooperative Coffee Roasters / FREYA Architects - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Tijolo
© Ilya Ivanov
Cafeteria Chernyi Cooperative Coffee Roasters / FREYA Architects - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Ilya Ivanov

A cafeteria está localizada em um prédio histórico de 1921 ao lado da última mesquita de Belgrado remanescente dos tempos do Império Otomano. Esta disposição dita o contexto e a estratégia para criar o interior. Assim, restauramos a aparência original das janelas, tornando-as do chão ao teto e aumentando a quantidade de luz dentro da cafeteria, ao mesmo tempo em que devolvemos a aparência original às fachadas.

Cafeteria Chernyi Cooperative Coffee Roasters / FREYA Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira
© Ilya Ivanov

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Belgrado, Sérvia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cafeteria Chernyi Cooperative Coffee Roasters / FREYA Architects" [Chernyi Cooperative Coffee Roasters / FREYA Architects] 21 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014461/cafeteria-chernyi-cooperative-coffee-roasters-freya-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.