Sede da NICE no Brasil / Mario Cucinella Architects

Sede da NICE no Brasil / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Exterior, FachadaSede da NICE no Brasil / Mario Cucinella Architects - Imagem 3 de 24Sede da NICE no Brasil / Mario Cucinella Architects - Fotografia de InterioresSede da NICE no Brasil / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Interiores, AçoSede da NICE no Brasil / Mario Cucinella Architects - Mais Imagens+ 19

  • Cidade: Limeira
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Sede da NICE no Brasil / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Duccio Malagamba

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Nice, uma multinacional italiana líder no setor de automação residencial, inaugurou sua nova fábrica de 20.000 metros quadrados em Limeira, São Paulo. O edifício, projetado pelos renomados arquitetos Mario Cucinella, também abriga o Centro Internacional de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, servindo como sua sede no Brasil.

Sede da NICE no Brasil / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Interiores
© Duccio Malagamba
Sede da NICE no Brasil / Mario Cucinella Architects - Imagem 16 de 24

O projeto se aproveita da proximidade de uma fonte natural de água e de uma floresta, o que inspirou a Mario Cucinella Architects a explorar um modelo bioclimático tanto na forma quanto na função do edifício. O distinto telhado inclinado inspirado em folhas tropicais, por exemplo, repousa delicadamente sobre colunas esbeltas que protegem a vegetação existente.

Sede da NICE no Brasil / Mario Cucinella Architects - Imagem 13 de 24

O telhado de 2.670 metros quadrados proporciona uma sombra generosa dentro e ao redor do edifício, e desempenha um papel crucial como dispositivo de resfriamento passivo. Sua projeção chega a até 16 metros, fornecendo uma extensa área sombreada. Além disso, durante o meio do dia, o telhado se estende para proteger as fachadas de vidro, o que resulta em uma redução considerável no ganho de calor solar ao longo do ano.

Sede da NICE no Brasil / Mario Cucinella Architects - Imagem 3 de 24
© Duccio Malagamba

O átrio de entrada do pátio possui um elemento em destaque: um funil com 13,5 metros de altura no centro, que proporciona ventilação natural constante. Graças à faixa de temperatura externa estável e moderada nesta região, essa alta chaminé de ventilação pode operar durante todo o ano. O funil é essencialmente o "pulmão" do edifício. Sua forma orgânica, escala e localização proeminente expressam claramente a importância da mitigação ambiental no design do prédio. Além disso, o "pulmão" é visível externamente e pode ser observado da maioria dos outros andares do edifício, incluindo o térreo, onde estão localizados o showroom e os espaços de fabricação da Nice.

Sede da NICE no Brasil / Mario Cucinella Architects - Imagem 6 de 24
© Duccio Malagamba

A Nice busca revolucionar a concepção do que um espaço de fabricação pode ser, substituindo a ideia de uma estrutura fechada e compacta por uma abordagem de máxima abertura e permeabilidade. Dentro desse contexto de interconexão, as pessoas que trabalham no edifício são unidas através de grandes janelas de vidro que permitem que funcionários e visitantes no térreo acompanhem as atividades de fabricação. Além disso, os dois andares de escritórios e áreas comuns estão conectados a um anexo de 500 m² com espaços sociais, incluindo uma cozinha ao ar livre com churrasqueira. O acesso a esse anexo é feito por passarelas elevadas que atravessam a floresta, proporcionando uma oportunidade para as pessoas apreciarem a natureza ao redor.

Sede da NICE no Brasil / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Interiores, Aço
© Duccio Malagamba
Sede da NICE no Brasil / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Duccio Malagamba

Os espaços de fabricação da Nice foram concebidos como uma fábrica inteligente, seguindo os princípios da Indústria 4.0. Essa abordagem inovadora utiliza novas tecnologias para melhorar as condições de trabalho, criar um modelo de negócio sustentável e aumentar a eficiência e qualidade da produção. Graças a essas políticas, adotamos uma estratégia em que a combinação de massa térmica e ventilação natural torna as áreas de produção da Nice independentes de sistemas mecânicos de aquecimento e resfriamento, garantindo altos padrões de conforto por meio de controle ambiental passivo.

Sede da NICE no Brasil / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Exterior
© Duccio Malagamba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Limeira, São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede da NICE no Brasil / Mario Cucinella Architects" [NICE Headquarters Brazil / Mario Cucinella Architects] 30 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014448/sede-da-nice-no-brasil-mario-cucinella-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.