Reforma de Apartamento Rua do Ouro II / Colajj

Reforma de Apartamento Rua do Ouro II  / Colajj - Fotografia de Interiores, Janela, PilarReforma de Apartamento Rua do Ouro II  / Colajj - Fotografia de InterioresReforma de Apartamento Rua do Ouro II  / Colajj - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraReforma de Apartamento Rua do Ouro II  / Colajj - Fotografia de Interiores, ArmárioReforma de Apartamento Rua do Ouro II  / Colajj - Mais Imagens+ 9

  • Arquitectura: Colajj
  • Construção: Pascoal & Veneza, Lda
  • Cidade: Oporto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Reforma de Apartamento Rua do Ouro II  / Colajj - Fotografia de Interiores, Armário, Janela
© Marcos A. Sousa ©

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta remodelação incidiu num apartamento no Porto num prédio sobranceiro ao rio Douro. O gesto global do projecto tratou de estabelecer novas relações espaciais, sem que se alterasse a distribuição programática original, através da simplificação geométrica de cada espaço e da integração pontual de novos elementos de carpintaria e serralharia.

Reforma de Apartamento Rua do Ouro II  / Colajj - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Marcos A. Sousa ©

O revestimento geral das paredes e tectos é um acabamento cimentício espatulado texturado, que côa a luz espelhada de sul sobre um tom de cinza de aspecto inacabado. A presença da carpintaria devolve a suavidade necessária a este ambiente algo cru.

Reforma de Apartamento Rua do Ouro II  / Colajj - Fotografia de Interiores, Bancada, Janela
© Marcos A. Sousa ©
Reforma de Apartamento Rua do Ouro II  / Colajj - Imagem 10 de 14
© Marcos A. Sousa ©

A cozinha é um exemplo claro desta intenção por funcionar como um nicho de madeira embutido numa grande sala de cimento, e é com o deslizar de um painel que a relação espacial se transforma. Os elementos metálicos retiram alguma abstração ao planos de lisos pela sugestão da sua manipulação.

Reforma de Apartamento Rua do Ouro II  / Colajj - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Marcos A. Sousa ©

O sistema eléctrico à vista no tecto da sala foi consequência de se pretender usar todo o pé-direito disponível numa superfície maciça onde não era possívem ocultar cablagem, mas que oportunamente permitiu indiciar a sugestão de ocupação do espaço de mobília, e assim trazer algum detalhe a um espaço tão vazio.

Reforma de Apartamento Rua do Ouro II  / Colajj - Imagem 14 de 14
Planta

O mesmo recurso estilístico é transmitido pela portada, que no seu desdobramento muda expressivamente o desenho das bandas de sombra que varrem a sala. O soalho existente de afizélia foi lixado, polido e encerado, para se harmonizar com a atmosfera lumínica do apartamento e poder atenuar a dureza do sol.

Reforma de Apartamento Rua do Ouro II  / Colajj - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Marcos A. Sousa ©

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Oporto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Reforma de Apartamento Rua do Ouro II / Colajj" 13 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014333/reforma-de-apartamento-rua-do-ouro-ii-colajj> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.