Casa Nova Moinho Antigo / RDTH architekti

Casa Nova Moinho Antigo / RDTH architekti - Fotografia de Exterior, JanelaCasa Nova Moinho Antigo / RDTH architekti - Fotografia de ExteriorCasa Nova Moinho Antigo / RDTH architekti - Imagem 4 de 53Casa Nova Moinho Antigo / RDTH architekti - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Viga, JanelaCasa Nova Moinho Antigo / RDTH architekti - Mais Imagens+ 48

Trenčín, Eslováquia
  • Arquitetos: RDTH architekti
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  228
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Filip Beránek
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arteston, Creaton, Drevár, Egoé, Javorina, Steico, Swisspearl, Tarkett
  • Arquitetos Responsáveis: René Dlesk, Tamara Kolaříková
  • Cidade: Trenčín
  • País: Eslováquia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Nova Moinho Antigo / RDTH architekti - Fotografia de Exterior, Janela
© Filip Beránek

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um antigo moinho ao lado do riacho é onde a jovem família decide se estabelecer. Gerações se revezam, no entanto, o respeito pelo trabalho dos idosos permanece. Uma nova casa está sendo construída onde antes eram os galinheiros e galpões. O que permanece é a linguagem que ambas as gerações podem falar. Os novos objetos respeitam os originais em materiais e formas, sem medo do hoje e suas necessidades. O novo volume e sua face, como se aqui, acima da igreja em Opatová, sempre estivessem.

Casa Nova Moinho Antigo / RDTH architekti - Fotografia de Exterior, Fachada
© Filip Beránek
Casa Nova Moinho Antigo / RDTH architekti - Fotografia de Exterior
© Filip Beránek

Eles compraram o terreno da família, onde a avó vivia, onde havia um moinho movido a água, armazéns e celeiros, e onde as galinhas ainda vagueiam pelo quintal. O terreno está inserido próximo a uma estrada com um riacho correndo ao longo dela. Do outro lado há uma colina e nele um cemitério onde os ancestrais, e talvez até mesmo o homem que uma vez construiu o moinho, estão enterrados. Sua nova casa será uma edificação digna que não perturbará o caráter da vila e ainda assim será contemporânea.

Casa Nova Moinho Antigo / RDTH architekti - Fotografia de Interiores, Fachada
© Filip Beránek

A forma do terreno é complicada. Uma grande parte é ocupada pelo moinho e suas adições posteriores. Edificações agrícolas agora inúteis estão junto ao riacho. Esses pequenos objetos e extensões são removidos. A solução resultante é um solar composto por três massas: o moinho que permanece parcialmente preservado, a nova construção que ocupa o espaço junto ao riacho, e a cobertura das vagas de estacionamento que conecta os dois volumes. Entre eles é criado um espaço agradável, parcialmente fechado, com jardim. O moinho é muito valioso para ser demolido, mas muito grande para ser completamente reconstruído. Portanto, apenas sua parte mais antiga e um fragmento da parede do perímetro da adição mais recente permanecem.

Casa Nova Moinho Antigo / RDTH architekti - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Filip Beránek
Casa Nova Moinho Antigo / RDTH architekti - Fotografia de Exterior, Fachada
© Filip Beránek
Casa Nova Moinho Antigo / RDTH architekti - Imagem 37 de 53
Planta - Térreo

Essa parede é um torso. Ela cria uma atmosfera única com sua natureza e conexão com objetos novos e originais. A parte preservada do antigo moinho recebe um novo uso. Ela se torna um lugar de encontro e trabalho. Uma nova janela quadrada sem moldura é inserida no perímetro do moinho. Isso abre uma nova vista do quintal e dos arredores.

Casa Nova Moinho Antigo / RDTH architekti - Imagem 4 de 53
© Filip Beránek

O térreo é completamente novo. Trata-se de uma laje de concreto maciço decorada com pedras polidas e finas rachaduras. Esse piso continuará envelhecendo junto com o moinho. Um antigo mestre pedreiro jogou argamassa de cal-cimento na fachada com uma espátula. O telhado estava ruim e teve de ser completamente substituído, incluindo a estrutura. O moinho, a nova casa e a cobertura do estacionamento são cobertos com as mesmas telhas de terracota.

Casa Nova Moinho Antigo / RDTH architekti - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Viga, Janela
© Filip Beránek

O volume da casa está situado ao lado do riacho e cria privacidade no pátio. Ele se destaca com a silhueta de três telhados de duas águas desiguais conectados. Graças à eles, é criada uma variedade espacial na casa a qual permite que os moradores experimentem transições de espaços menores, conectados e utilitários, para espaços surpreendentemente grandes e abertos. O novo volume contrasta com a edificação histórica do moinho com uma estética quase minimalista. As paredes e tetos são brancos e lisos. Apenas algumas áreas não são revestidas, revelando que a estrutura da casa é feita de painéis de madeira CLT. O piso é feito de linóleo monocromático. A fachada é revestida com madeira de larício, até mesmo na frente das janelas voltadas para a rua, onde partes da fachada são abertas. A casa possui isolamento composto por uma espessa camada de fibra de madeira.

Casa Nova Moinho Antigo / RDTH architekti - Imagem 9 de 53
© Filip Beránek

O aquecimento é fornecido por uma bomba de calor, cuja eficiência é potencializada pela tecnologia de recuperação de ar, isso ajuda a manter a casa com um clima saudável. O telhado da garagem repousa sobre longas vigas sustentadas por colunas de aço esbeltas. As vigas se estendem da casa ao moinho. Uma tradicional e maciça treliça é entrelaçada nelas. Essa estrutura aberta se torna ela mesma uma parte esteticamente importante de todo o projeto.

Casa Nova Moinho Antigo / RDTH architekti - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela, Cadeira
© Filip Beránek
Casa Nova Moinho Antigo / RDTH architekti - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Filip Beránek
Casa Nova Moinho Antigo / RDTH architekti - Fotografia de Interiores, Viga
© Filip Beránek

As vigas de ligação desta estrutura são suficientemente fortes para suportar o peso de uma eventual extensão, se necessário no futuro. Um objeto simples revestido de metal expandido semitransparente está livremente inserido na garagem. Ele serve como um depósito para ferramentas de jardim e bicicletas. Macieiras ornamentais, salgueiros junto ao riacho e uma nogueira em frente ao moinho, quando crescerem um pouco mais, se tornarão parte importante do caráter deste novo complexo rural.

Casa Nova Moinho Antigo / RDTH architekti - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Filip Beránek

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Nova Moinho Antigo / RDTH architekti" [New House with Old Mill / RDTH architekti] 18 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014321/casa-nova-moinho-antigo-rdth-architekti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.