Casa do Bosque / Abel Guzman Larriva + Juan Vintimilla

Casa do Bosque / Abel Guzman Larriva + Juan Vintimilla - Fotografia de ExteriorCasa do Bosque / Abel Guzman Larriva + Juan Vintimilla - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, VigaCasa do Bosque / Abel Guzman Larriva + Juan Vintimilla - Fotografia de ExteriorCasa do Bosque / Abel Guzman Larriva + Juan Vintimilla - Fotografia de ExteriorCasa do Bosque / Abel Guzman Larriva + Juan Vintimilla - Mais Imagens+ 17

Nabón, Equador
  • Colaboradores: Isabel Alvear, Geovany Vintimilla, Andree Larriva
  • Cidade: Nabón
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Casa do Bosque / Abel Guzman Larriva + Juan Vintimilla - Fotografia de Exterior
© JAG Studio
Casa do Bosque / Abel Guzman Larriva + Juan Vintimilla - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© JAG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em Shimpali, na província de Azuay, Equador, em uma floresta exuberante de pinheiros, um espaço isolado e natural de alto valor ambiental. Isso levou o projeto a respeitar as árvores existentes no local, gerando um impacto mínimo no meio ambiente. O terreno se destaca por uma topografia muito marcante que oferece uma vista privilegiada, onde a área arborizada se abre para a parte mais baixa da paisagem.

Casa do Bosque / Abel Guzman Larriva + Juan Vintimilla - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Viga
© JAG Studio
Casa do Bosque / Abel Guzman Larriva + Juan Vintimilla - Imagem 18 de 22
Corte
Casa do Bosque / Abel Guzman Larriva + Juan Vintimilla - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© JAG Studio
Casa do Bosque / Abel Guzman Larriva + Juan Vintimilla - Fotografia de Exterior
© JAG Studio

A casa é construída na encosta do terreno, paralela ao mesmo, buscando reduzir ao mínimo a intervenção. Ao mesmo tempo, a casa se perde no contexto de floresta, conseguindo assim preservar todas as árvores existentes. Esta foi uma das limitações mais importantes do projeto. O requisito foi baseado na premissa de que seja uma casa de descanso para fins de semana, projetada como um refúgio, ou seja, uma pequena cabana contemporânea. Um espaço que possa contemplar as comodidades de uma vida moderna. A intenção do projeto é respeitar a natureza, se mimetizar no entorno e assim se fundir na floresta, mantendo uma relação direta com a paisagem do local onde várias atmosferas são geradas, aproveitando a sombra lançada pelas árvores existentes no local. Um pinheiro é responsável por articular o acesso entre as paredes de terra, que nos fazem direcionar imediatamente o olhar para o exterior, onde podemos experimentar a natureza de forma mais profunda e íntima. Relação direta (espaço e local).

Casa do Bosque / Abel Guzman Larriva + Juan Vintimilla - Fotografia de Exterior
© JAG Studio
Casa do Bosque / Abel Guzman Larriva + Juan Vintimilla - Imagem 21 de 22
Axonométrica

A casa se fecha em direção à via de acesso, protegendo-a em relação aos vizinhos e se abre para a paisagem. A distribuição é desenvolvida com o acesso principal, separando as áreas privadas e as diurnas. A circulação é o eixo principal, ao longo do qual cada um dos usos é desenvolvido, optando por estratégias como elevar a casa, evitando assim o contato direto com o solo, uma vez que é uma área de floresta bastante úmida, e as precipitações são altas, com isso também conseguimos a impressão de leveza. A escolha dos materiais foi baseada na terra do local, com a qual foram feitas as paredes, e a madeira de pinus nos detalhes proporcionando uma sensação de calma e harmonia com o entorno. O projeto tem uma geometria simples, as instalações foram projetadas para reduzir ao máximo o consumo de energia, a água da chuva é captada e tratada para o consumo humano, assim como para a utilização de equipamentos sanitários, e sua disposição faz com que todas as áreas tenham um aproveitamento de 100% da luz solar durante o dia.

Casa do Bosque / Abel Guzman Larriva + Juan Vintimilla - Fotografia de Exterior, Viga
© JAG Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Bosque / Abel Guzman Larriva + Juan Vintimilla" [Casa del Bosque / Abel Guzman Larriva + Juan Vintimilla] 21 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014320/casa-do-bosque-abel-guzman-larriva-plus-juan-vintimilla> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.